Em uma mesa do bar, um grupo discute como funcionam os 86 bilhões de neurônios no cérebro humano. Parece diferente conversar sobre ciência tomando cerveja, mas, na verdade, é uma cena bem comum. 

E é isso que os neurocientistas Dr. Michael Motskin e o Dr. Praveen Paul, cientistas do Imperial College London, no Reino Unido, queriam mostrar com a criação do ‘Meet the Researchers’, em 2012.

Um ano depois, o evento mudou de nome – para Pint of Science -, mas manteve o objetivo de conectar cientistas com o público em geral fora dos ambientes universitários, principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos. Com o tempo, o evento virou um festival mundial para discutir ciência e divulgar pesquisas científicas.

“Queremos fornecer uma plataforma que permita o público discutir pesquisas com as pessoas que as realizam e nenhum conhecimento prévio sobre o assunto é necessário. Somos uma rede de milhares de voluntários apaixonados por levar descobertas às pessoas”, indica o site do evento.

O Pint of Science chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos. Desde então, o festival já passou por mais de 150 cidades do país.

Segunda edição em Bauru

Em Bauru, famosa por ser cidade universitária e com campus de duas das maiores universidades estaduais, a primeira edição aconteceu em 2019.

Após uma paralisação de dois anos devido à pandemia, o evento volta e terá uma segunda edição em novembro deste ano, com organização de Rebeca Alves, Renata Alves, Marcos ‘Tuca’ Américo, Rodrigo Oliveira e Juarez Xavier. Para eles, a ciência precisa ampliar o alcance, mostrando a importância no dia a dia.

“Bauru é uma cidade com muitas universidades, muita ciência sendo produzida e a gente acha que é importante que essa ciência chegue até a população. Melhor ainda se chegar de forma leve, descontraída! Quando vim para a faculdade, fiquei encantada e quero que todo mundo possa se encantar também com o que é entender e produzir ciência no Brasil”, diz Rebeca.

Especialistas no assunto

A edição de 2022 em Bauru acontece nos dias 8 e 9 de novembro, das 19h30 às 21h, nos bares Planet Beer & Food e Nova Opção. A entrada é gratuita, mas a consumação do bar fica por conta do visitante.

Os cinco palestrantes convidados são professores e pesquisadores nos temas saúde e meio ambiente; divulgação científica; maternidade; e esporte, mídia e comunicação. A proposta é que eles apresentem os assuntos de forma simples e acessível, facilitando a conexão com o público.

“No dia, a dinâmica é bem espontânea: a maioria dos palestrantes gosta de interagir, responder perguntas, e também trazem imagens e vídeos de apoio. Qualquer um que chegar no bar pode participar. Vamos contar com palestrantes da UNESP daqui de Bauru, da USP e da UNESP de São Paulo para tirar as dúvidas de todo mundo”, comenta Rebeca.

Programação

  • 8/11, às 19h30 – Planet Beer & Food, na Av. Getúlio Vargas, 10.

Tema: Saúde e meio ambiente – diagnosticando o viver em grandes metrópoles

Palestrante: Paulo Hilario Nascimento Saldiva – Professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP

  • 8/11, às 19h30 – Nova Opção Restaurante & Chopperia, na Av. Orlando Ranieri, 1015.

Tema: Um físico no mundo das fantasias: como combater o negacionismo?

Palestrante: Marcelo Yamashita – Assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP, professor do Instituto de Física Teórica da UNESP

  • 9/11, às 19h30 – Nova Opção Restaurante & Chopperia, na Av. Orlando Ranieri, 1015.

Tema: Maternidade e vida acadêmica a partir de Elena Ferrante

Palestrante: Angélica Pall Oriani – Professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Unisagrado e mãe do Caetano

  • 9/11, às 19h30 –  – Planet Beer & Food, na Av. Getúlio Vargas, 10.

Tema: Esporte, mídia e comunicação

Palestrantes: Marcos ‘Tuca’ Américo – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da UNESP. José Carlos Marques – Professor associado do Departamento de Ciências Humanas da UNESP e do Programa de Pós-graduação em Comunicação.

Serviço
Pint of Science em Bauru
Endereços: Planet Beer & Food – Av. Getúlio Vargas, 10, Jardim Europa. Nova Opção Restaurante & Chopperia – Av. Orlando Ranieri, 1015, Parque Res. das Camélias.
Data: 8 e 9 de novembro
Entrada: Gratuita
Instagram: @pintofsciencebr
Facebook: /pintofscienceBR 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…