Nesta quinta-feira (17), às 20h, integrando a programação do 11º FACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru, o Grupo Protótipo Tópico apresenta sua obra mais recente, o espetáculo “Corpos Porcos – Os Mais Iguais Que Os Outros”.

O grupo de experimentações cênicas e realizador do FACE, atuante há mais de 14 anos na cidade de Bauru, apresenta sua 6ª produção teatral.

O espetáculo trata-se de uma sátira sobre o totalitarismo inspirada no livro “A Revolução dos Bichos”, obra de George Orwell, consagrado escritor do século XX.

O ambiente da cena explora a hierarquização das estruturas de poder e o corrompimento moral observados em diversos setores da sociedade, assim como na individualidade de cada ser humano.

A peça possui direção de Fábio Valério e seu elenco é composto por Giovanni Alberti, Juliana Ramos e Victória Rangel. Conta com trilha sonora original do músico José Passeti e sonoplastia de Andressa Francelino. A identidade gráfica é assinada por Raphael Mortari, o figurino é de Dennis Gomes e a cenografia de Filite (Pedro Manson), artista plástico residente em São Paulo.

O espetáculo será apresentado no Espaço Protótipo, na Rua Marcondes Salgado, 1-66. A entrada é limitada e os ingressos deverão ser retirados meia hora antes do espetáculo. Recomendado para maiores de dez anos.

O 11° FACE é uma realização do grupo Protótipo Tópico e da SAC – Sociedade Amigos da Cultura, por meio da Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Bauru e conta com o apoio do SESC Bauru e TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo.

O evento será realizado de 14 a 20 de novembro com programação gratuita. No site oficial e nas redes sociais do festival, o público encontrará mais informações sobre as atrações e a programação completa.

Histórico do festival

Surgido em 2012, o FACE, Festival de Artes Cênicas de Bauru, é um dos principais eventos da área do estado de São Paulo. Ao longo de nossa trajetória, foram aproximadamente 130 atrações – nacionais e internacionais – e mais de 115 ações formativas.

Idealizado pelo grupo Protótipo Tópico, desde a primeira edição, o festival promove as mais recentes pesquisas desenvolvidas dentro das artes cênicas.

Por ser uma mostra plural e não competitiva, o FACE já contemplou atrações de diversos segmentos, como teatro, dança, circo, performance e audiovisual. Ao longo desses 10 anos, recebemos um público estimado em 33 mil pessoas.

Com o objetivo de democratizar o acesso e a circulação de bens culturais, todas as edições contaram com programação gratuita e atrações realizadas em diversos locais de Bauru, desde palcos tradicionais até parques e praças.

Em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, o festival passou a ser transmitido online. Enquanto não foi possível acolher presencialmente o público, o alcance nas redes foi ampliado, fortalecendo sua identidade diversa e inclusiva, promovendo a arte como ação fundamental na construção de sensibilidades, entendimentos e novos horizontes.

As ações presenciais foram retomadas em 2021, na 10ª edição do festival, com transmissões online e um pequeno público, respeitando os protocolos sanitários. Agora, no seu aniversário de 11 anos, o FACE celebra o retorno integral da plateia.

Sobre o Grupo realizador – Protótipo Tópico

Ao longo de catorze anos de inquietações artísticas, o grupo tem tido, como premissa, a pesquisa e a criação artística, primando pelo trabalho do ator e experienciando estudos multilinguagem e transversais, buscando novos elementos na articulação do simbólico, do imagético e do artístico.

Atualmente, ainda que ancorado por diferentes filósofos e pesquisadores, o Protótipo Tópico caminha pelos estudos do lugar-memória, dos princípios do teatro-documentário e da dramaturgia da lembrança, na incessante investigação por uma maneira própria de criação cênica.

Já contemplados por diversos projetos de incentivo à cultura nas esferas municipal, estadual e federal, o grupo segue cada vez mais instigado em diferentes experimentações, atento à contemporaneidade. Ao trilhar esses processos, constata que é através da confluência entre a arte e a política que torna-se possível fomentar, potencializar e ampliar a difusão cultural.

Serviço
11° FACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru
Data: 14 a 20 de novembro de 2022
Saiba mais em facebauru.art.br e @facebauru
Confira como foi a última edição em: youtu.be/CV3ve8Bs24k
Todas as atividades são gratuitas

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Roupa Nova traz show de turnê intimista para Bauru em setembro

No dia 8 de setembro, o Alameda Hall em Bauru será um dos destinos da turnê Simplesmente R…