Como forma de representar a natureza em miniatura, nasce o Bonsai. A técnica, de origem japonesa, consiste no cultivo de plantas em pequenos tamanhos, sem perder as características originais de cada espécie. Com isso, viram itens que permitem contato com a natureza e decoram qualquer ambiente.

Quem quiser apreciar mais a técnica, pode visitar a exposição ‘A Beleza do Bonsai e seu Significado’ (Arte em Arame) do artista plástico Marcos Ueda, que vai estar no Centro Cultural do Campus USP de Bauru até 2 de dezembro.

A mostra exibe 12 peças e a técnica utilizada é da Tailândia, que consiste em dar forma nos troncos e galhos utilizando arame de alumínio e pode ser denominada de escultura ou Bonsai Wire.

BonsaiTrabalho de Marcos Ueda (foto: Divulgação)

Marcos Ueda esclarece que o objetivo da exposição é mostrar um pouco desta arte através do simbolismo, tendo como eixo principal uma relação única entre o homem e a natureza, que juntos são um elemento uno no universo. 

Nesse sentido, os bonsais representam a jornada do homem em busca por suas origens, representados pelas raízes.

O artista

Marcos Ueda tem 61 anos, é natural de Bauru e atualmente está aposentado. Ele fez graduação em Sistema de Informação Tecnológica na Faculdade Fênix e pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O artista afirma que a arte representa a sabedoria, simplicidade e humildade. Na opinião dele, o homem sábio não precisa conhecer todo o mundo para ser dono dele, basta apenas focar sua visão naquilo que circunda como uma representação em miniatura do mundo para entender o seu lugar nele.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Serviço
A Beleza do Bonsai e seu Significado
Endereço: Centro Cultural do Campus USP de Bauru – Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75. Vila Universitária
Data: Até 2 de dezembro
Entrada: Gratuita
Informações: (14) 3235-8394 ou [email protected]

Bonsai

BonsaiTrabalhos de Marcos Ueda (foto: Divulgação)

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…