Na quarta-feira (07), no Parque Vitória Régia, às 19h, ocorre o lançamento da candidatura de Bauru à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Ao ingressar nessa Rede, a cidade entra em contato com parcerias internacionais, estímulo ao turismo e desenvolvimento de economia criativa.

Bauru se inscreveu na categoria Artes Midiáticas do projeto. A abertura do evento será feita pelas secretarias: Cultura, Educação e SEDECON.

O que é Rede de Cidades Criativas?

Lançado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2004, o projeto estabelece que cidades trabalhem juntas usando a criatividade como um fator estratégico.

Workshop com a sociedade civil na Unesp. Foto: Bauru Cidade Criativa/Reprodução

Um dos pilares usados na iniciativa é a economia criativa, conjunto de ações e atividades que envolvem criatividade e inovação e geram capital econômico. A ideia é mobilizar as pessoas com ideias e empreendimentos originais a fim de desenvolver uma economia mais sustentável.

O coordenador do projeto, Daniel Joppert, explica o porquê de inscrever Bauru na Rede de Cidades Criativas.

“As cidades criativas estimulam atividades nos espaços públicos e colhem como retorno um grande aumento do turismo, empregos e geração de economia. Além disso, geram um ambiente mais desejável, onde as pessoas querem habitar, gerando atração e permanência de talentos”, diz Daniel.

A UNESCO abre candidaturas a cada dois anos. Para integrar a Rede, a cidade deve seguir alguns requisitos: realizar esforços e investimentos para colocar a economia criativa no centro de suas atividades; desenvolver relações internacionais e promover a diversidade cultural em suas atividades.

Mutirão para construção do Centro Cultural na aldeia Tereguá. Foto: Aldeia Tereguá/Reprodução

Somado a essas condições, Bauru foi premiada pelo Governo do Estado no Programa CRIA SP e por isso recebeu uma consultoria de economia criativa. Essa premiação é um reconhecimento à importância e ao potencial dos setores criativos da cidade.

O evento

Acompanhe a programação completa:

  • Além da feira noturna do Vitória, terá a Feira do Kilombo e a Feira Nosso Talento Tem Cor;
  • Palestras sobre economia criativa e o projeto Bauru Cidade Criativa;
  • Apresentação de 10 Anos da Cia Estável de Dança;
  • Celebração dos 20 anos de Reflorestamento da Aldeia Tereguá;
  • Intervenção de Hip Hop com dança, moda, rima, empreendedorismo e circo;
  • Presença de convidados: Liene Saddi e Coletivo Plano Conjunto do APL (Arranjo Produtivo Local) Audiovisual, Lucas Sousa do APL TI e o Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier, vice-diretor FAAC/UNESP;
  • Homenagens aos eventos criativos da cidade e aos organizadores como os festivais de teatro, festa literária, interdesigners, festival da cultura e da paz, Semana do Hip Hop, dança, cinema, entre outros;
  • E também terá sorteios de prêmios para quem estiver presente no evento.

Serviço
Lançamento de Bauru à Rede de Cidades Criativas da UNESCO
Dia e horário: 07 de dezembro, das 19h às 22h
Local: Parque Vitória Régia
Instagram: @criabauru 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…