Nos meses de setembro e outubro, a Universidade Estadual Paulista em Bauru promoveu o projeto “Vem pra Unesp”. Tais atividades foram direcionadas exclusivamente para o período do vestibular e receberam apoio de um edital da Pró-reitoria de Graduação da Unesp (PROGRAD).

O objetivo da iniciativa é incluir a comunidade dentro do cotidiano da universidade por meio de atividades guiadas como apresentação dos cursos oferecidos na instituição, esclarecer dúvidas de futuros ingressantes, realizar visitas monitoradas presenciais dentro do câmpus, entre outros. 

O professor Pablo Monteiro, orientador do projeto, explica que é um meio de estabelecer uma conexão entre os estudantes do ensino fundamental e médio com a Unesp, universidade pública e gratuita. 

É um projeto que busca levar assuntos de interesse à sociedade, ampliando as divulgações em relação às ações de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e esclarecer possíveis dúvidas sobre acesso, ações afirmativas, permanência estudantil, entre outros assuntos pertinentes à comunidade escolar”, esclarece Pablo

Dentre as ações propostas, estão as visitas monitoradas. A primeira delas ocorreu no dia 21 de outubro. A instituição visitante foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Pedro do Turvo, município localizado a 114 km de Bauru.  

Participaram do passeio, jovens de 12 a 17 anos, a assistente social Mirela Ribeiro e uma psicóloga do CRAS. Além disso, membros da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) guiaram o tour apresentando a universidade. 

O dia começou com palestras de professores da Unesp, entre eles o vice-diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Juarez Xavier. Depois, os jovens conheceram a biblioteca, o bosque, os projetos dos alunos de arquitetura, as salas de artes e design e os demais ambientes reservados para o tour.

Benefícios sociais 

A assistente social afirma que iniciativas como esta são importantes e contribuem para um dos atendimentos oferecidos pelo CRAS, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, indicado para jovens de até 17 anos em situação de vulnerabilidade social. 

É muito bom mostrar a possibilidade de entrar na faculdade e conhecer meios de permanência. Assim mostramos às crianças e aos adolescentes que existem outras realidades e que eles podem ser protagonistas das suas vidas”, diz Mirela. 

Um dos assistidos pelo programa, Natanael Camargo, 17 anos, diz que não sabia que a Unesp é uma universidade pública e gratuita. 

Gostei muito de conhecer a universidade. E um dos meus sonhos é ser professor universitário de matemática ou também cursar enfermagem”, comenta Natanael. 

Para o professor Juarez a iniciativa tem três propósitos principais. “Primeiro: trocar experiências e produção de conhecimento com a comunidade; segundo: fazer a comunidade estar mais presente no cotidiano da universidade e dessa forma elaborarmos políticas juntos, fortalecer a atividade comunitária na universidade; terceiro: mostrar as institucionalizações que ocorrem na universidade para torná-la mais acessível à comunidade próxima da universidade”, enumera.

O vice-diretor lembra que desde 2013, graças a políticas públicas de incentivo à educação, aumentou o número de alunos de escola pública em cursos superiores. Também aumentou o número de estudantes pretos, pardos e indígenas. 

Então de modo geral a cidade ganha com isso e a universidade ganha com a presença da comunidade dentro dela”, finaliza.

Embora o projeto esteja inativo no momento, ainda é possível agendar as visitas para conhecer o câmpus da Unesp em Bauru. Os interessados devem entrar em contato pelas redes sociais da ACI para efetuar os agendamentos. 

Serviço

Visitas à Unesp
Endereço: Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01 – Núcleo Res. Pres. Geisel
Email da ACI: [email protected]
Instagram da ACI: @acifaac 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…