Três estudantes da Unesp de Bauru foram premiados na 12ª edição do Brasil Design Award (BDA 2022), evento promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN). O prêmio foi entregue em cerimônia realizada na segunda-feira (5), em São Paulo.

É a primeira vez que Aniele de Macedo Estevo (28), Ana Carolina Fructuoso (22) e João Mateus Luciano (20) concorrem no BDA. Aniele é estudante de design de produto; Ana e João, de design gráfico, ambos estão no 8º semestre do curso.

Eles concorreram na categoria Design de Embalagem, criando um produto para a marca brasileira de chocolates Garoto. O projeto teve como orientadora a Profª Thaís Regina Ueno Yamada.

Foto: Arquivo/Aniele

O projeto

A ideia para desenvolver o produto surgiu durante o trabalho final de uma disciplina da graduação. A proposta era criar uma embalagem promocional para bombons com espaço para caber 12 unidades. O grupo poderia escolher a data comemorativa e desenvolver o planejamento.

Uma das integrantes do grupo, a estudante Aniele de Macedo Estevo, conta um pouquinho sobre o processo de criação.

Foto: Arquivo/Equipe Design

“Fizemos uma caixa de bombom de edição especial para o Dia dos Namorados. É um projeto fictício mas feito para uma empresa real. Nós queríamos fazer um layout atrativo e seguir uma certa linguagem visual. Então a gente escolheu uma empresa brasileira. Cada caixinha é um rosto e a disposição na prateleira é vertical porque quando ela é unida à outra caixinha, elas ganham um formato de coração”, informa Aniele.

Foto: Arquivo/Equipe Design

Ao todo, são 36 combinações de casais diferentes, o que diversifica os gêneros e as etnias. Vale destacar que cada caixa tem a quantidade integral de bombons, então não necessariamente é preciso comprar duas caixas.

Os passos no desenvolvimento da ideia ficou dividido assim: Levantamento de ideias por brainstorm (todos), propor alternativas (todos), alternativa escolhida (Aniele), finalização do formato e encaixes (Ana) e ilustração (João).

Com o desenho concluído, os graduandos perceberam que a iniciativa possuía potencial, e assim melhoraram e inscreveram o projeto no concurso Brasil Design Awards, segundo Aniele.

Foto: Arquivo/Equipe Design

O BDA é uma premiação com 11 categorias principais: Branding, Craft For Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design Social, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital, Design Editorial, Design Gráfico e Design Sustentável “Klabin”, e uma categoria institucional “Destaques do Ano”. Além disso, as categorias são divididas em 94 subcategorias.

A aluna acrescenta sobre a importância da premiação para o design.

“Lá não tem só estudantes, têm as empresas nacionais. Então é um evento que reúne o mais alto escalão de design. Embora a gente como estudante não concorra com as empresas profissionais, a gente estava no mesmo evento que eles, olhado e visto pelo mesmo júri. Assim, é uma forma de reconhecimento no mercado e uma certa projeção também”, finaliza Aniele.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Grupo de artesãs de Bauru realiza bazar solidário de Dia das Mães

O grupo Laços e Linhas promove uma nova edição do Bazar Solidário do Dia das Mães neste sá…