Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de Baque Virado com o grupo Maracatu Abayomi em Bauru. 

As aulas começam 16 de abril e vão até julho deste ano. Elas são destinadas a jovens e adultos que queiram aprender a tocar Maracatu de Baque Virado, ritmo musical afro-brasileiro composto percussão, dança e fundamentos no candomblé.

O Maracatu é considerado uma das mais antigas manifestações rítmicas afro-brasileiras e tem como berço o estado de Pernambuco (Foto: Paula Salazar)

As oficinas são lecionadas pelos integrantes do grupo Abayomi, que existe desde 2014 no município, e passará pelos fundamentos históricos do Maracatu e aulas práticas de música. 

A intenção das oficinas é formar pessoas para que elas possam fazer parte do grupo posteriormente e virar um batuqueiro. Então, não precisa ter instrumento ou conhecimento musical.

“O Maracatu Abayomi é um grupo percussivo de estudos. A gente dissemina o fundamento do Maracatu e a arte dele em Bauru. Fazemos oficinas, cortejos e baques e arrastões”, explica Giovanna Parra (26), integrante do Maracatu Abayomi, sobre as atividades do grupo.

Baque realizado em Bauru (Foto: Paula Salazar)

Como se inscrever para oficinas do Maracatu Abayomi em Bauru

Para participar, basta se inscrever neste link. As inscrições vão até acabarem as vagas disponíveis.

No caso da presença de crianças e adolescentes menores de 18 anos, é preciso acompanhamento dos pais durante as aulas. 

As aulas ocorrem todos os domingos das 16h às 19h no Centro Comunitário do Geisel, situado na rua Anthero Donini, 1-85 – Presidente Geisel. 

As oficinas contam com realização do Grupo Maracatu Abayomi e apoio do Programa de Estímulo à Cultura, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…