Buscando disseminar a educação ambiental por meio de práticas artísticas, o espetáculo de marionetesTerra Frágil’ chega às escolas públicas de Bauru.

Ao todo, serão dez apresentações gratuitas em instituições municipais e estaduais, cada uma com 45 minutos de duração. Elas começam nesta segunda-feira (17) e vão até 08 de maio e são destinadas à crianças a partir de sete anos.

Além dos espetáculos, haverá dez oficinas gratuitas de confecção de bonecos com materiais recicláveis. As oficinas serão realizadas pelos integrantes da Cia. Mariza Basso Formas Animadas e a Cia Sylvia Que Te Ama Tanto, companhias com trabalhos apresentados e reconhecidos no território nacional e internacional. Elas são voltadas aos educadores e arte educadores das escolas compreendidas pela ação – na sua maioria situada na periferia do município.

O projeto conta com patrocínio do Programa Municipal de Estímulo à Cultura (PEC) de Bauru da Secretaria Municipal de Cultura do município e realização da Cia. Mariza Basso Formas Animadas e Cia. Sylvia que te amo tanto.

Foto: Terra Frágil/Eric Schmitt

Terra Frágil: mais de 20 anos de espetáculo

‘Terra Frágil’ é um espetáculo de marionetes (bonecos de fios) que existe há mais de 20 anos. Ele começou em 2002 pelas mãos do artista Marcio Pimentel e Mariza Basso, quando essa ainda integrava a Cia Sylvia Que Te Ama Tanto e fazia as primeiras experimentações com o teatro de bonecos.

Em 2019, o espetáculo foi atualizado. Todavia, de lá para cá, ainda manteve o intuito de abordar de forma lúdica questões importantes como a conscientização e preservação da vida na Terra. 

Para isso, os atores recorrem a textos curtos em junção com onomatopeias – figura de linguagem que tenta reproduzir sons e ruídos de objetos, animais e fenômenos da natureza. 

Movimentos da Terra, a vida nos ecossistemas, o primeiro homem, o avanço das cidades, ações do Homem e as respostas da natureza serão abordados junto a crianças e adolescentes.

Foto: Terra Frágil/Eric Schmitt

Agenda 2030 nas escolas públicas de Bauru

A apresentação vai ao encontro da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A agenda estabelece 17 objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil, como educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis e consumo e produção responsáveis. Esses tópicos se tornam reais desde a educação nas escolas, como é o caso  até práticas cotidianas e políticas públicas de incentivos. 

“Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar. O espetáculo ‘Terra Frágil’ retrata vários destes fatores citados que levam a destruição do Planeta e a urgência em sua preservação, leva a reflexão sobre a importância da preservação dos recursos naturais e de toda forma de vida na Terra”, informa a organização do projeto.

Ficha Técnica do espetáculo ‘Terra Frágil’

Concepção original e confecção de bonecos: Mariza Basso e Marcio Pimentel 

Remontagem, sonoplastia e direção: Mariza Basso

Cenografia: Alejandro Domingues

Figurinos dos bonecos e produção: Marcia Basso

Programação visual: Emerson Gomes Vanderlei

Direção de Comunicação: Mutare Marketing

Serviço

Espetáculo gratuito de marionetes ‘Terra Frágil’

Data: de 17 de abril a 08 de maio

Faixa etária: a partir de 7 anos

Para mais informações: Marcio Pimentel (14) 98231-2729

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…