Nos dias 12 e 13 de maio, Bauru recebe o agrupamento artístico Robo.Art, de São José do Rio Preto. O grupo passará por quatro cidades do interior paulista com apresentações e oficinas gratuitas sobre arte e tecnologia. E Bauru será a primeira cidade a receber o grupo em parceria com o grupo Protótipo Tópico, tanto as oficinas, quanto as apresentações irão acontecer no Espaço Protótipo.

A obra “Corpomáquina – Tecnologia das raízes” aborda o questionamento do humano x máquina. E propõe uma experiência visual e sonora que mistura dança, performance e tecnologia com duas apresentações e oficinas para compartilhar e dialogar sobre os dispositivos utilizados em cena.

Confira a sinopse do espetáculo “Corpomáquina”

Ao explorar as fronteiras entre corpo e máquina, a apresentação performática intermídia “Corpomáquina” propõe a reflexão sobre o limite entre o biológico e o sintético, e sua inevitável fusão proporcionada pela busca incessante da transcendência das limitações do ser humano.

Aborda o questionamento de até onde o corpo é humano, onde se torna máquina e onde ocorre a transcendência deste corpo para máquina.
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 40 minutos
12 e 13/05 às 20h – sem necessidade de retirada de ingressos
Espaço Protótipo – Rua Marcondes Salgado, 1-66
Após as apresentações haverá um bate-papo sobre as “Artes híbridas e a contemporaneidade
– presença e tecnologia”.

Foto: Victor Natureza

As oficinas

“Dispositivos, tecnologia e instrumentalização artística”

Propõe uma iniciação sobre o desenvolvimento de dispositivos utilizando de microcontroladores (Arduinos) com intuito de facilitar a parte técnica de processos artísticos. Será abordado exemplos de construção de aparatos MIDI e suas possíveis aplicações, como um microcontrolador de luz com LEDS, controladores de som (faders e disparadores), e a possibilidade de utilização destes dispositivos em cena para outras finalidades.
12/05 das 14h às 17h
20 vagas

“Corpo x máquina: a relação do corpo em movimento e dispositivos em cena”

Propõe um exercício de criação a partir do dispositivo muscular e do sensor de mapping (Kinect), ambos utilizados na performance. A oficina tem intuito de provocar os performers e técnicos a um exercício de live performance onde tanto o técnico quanto o performer tomam papel ativo dentro do exercício.
13/05 das 14 às 17h
20 vagas

Todas as atividades são gratuitas, realizadas por meio de recursos do ProAC Editais no 04/2022 através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo. Para participar das oficinas, o interessado poderá se inscrever através do link: robo.art.br/inscrições; cada formativa terá apenas 20 vagas, sendo preenchidas por ordem de inscrição.

Envolvendo dança, performance, e sensores musculares, “Corpomáquina” é fruto de uma pesquisa continuada sobre integração de linguagens e criações de dispositivos, que procura também repensar o corpo, o movimento, e a arte diante uma dinâmica de redes e circuitos cocriativos.

A obra é o primeiro trabalho cênico do agrupamento, também a primeira direção em dança de Vinicius Dall’Acqua, artista multimídia e idealizador do espetáculo.

Em 2023, “Corpomáquina” foi premiado pela Cooperativa Paulista de Dança com o “X Prêmio Denilton Gomes de Dança”, na categoria “Intermédia Performática em Dança”, e tem agendada uma temporada no Centro Cultural São Paulo, em junho desse ano.

Foto: Jorge Etecheber

Sobre o agrupamento

Criado em 2018, a Robo.Art é um agrupamento artístico de pesquisa e produção em múltiplas linguagens, gestão e produção de projetos culturais. Composto por seis artistas de diferentes áreas (Vinicius Dall’Acqua, Elissa Pomponio, Gustavo Arão, Vinicius Paquitinho Francês, Fabiana Pezzotti, José Vitor Gomes e Eric Barbosa), atualmente desenvolve trabalhos dentro de diversos segmentos artísticos, com ênfase em artes audiovisuais e suas vertentes, artes plásticas, intervenções e performances baseadas em pesquisa de novas plataformas e uso de tecnologia.

Ficha técnica “Corpomáquina – Tecnologia das raízes”
Ideia original, direção geral e operação de som: Vinicius Dall’Acqua
Direção coreográfica e performer: Vinicius Paquitinho Francês
Operação de vídeo mapping, assessoria de imprensa e artes gráficas: Elissa Pomponio
Desenvolvimento tecnológico, operação de luz e contra-regragem: Gustavo Arão
Proposição dramatúrgica sonora e trilha original: Eric Barbosa
Produção: Robo.Art

Redes sociais do grupo:

Instagram: instagram.com/robo.art.br
Facebook: facebook.com/robo.art.br
Youtube: youtube.com/@RoboArt

Serviço

Espetáculo “Corpomáquina – Tecnologia das raízes”
12 e 13/05 às 20h – sem necessidade de retirada de ingressos
Classificação indicativa: 10 anos

Oficina “Dispositivos, tecnologia e instrumentalização artística”
12/05 das 14h às 17h

Oficina “Corpoxmáquina: a relação do corpo em movimento e dispositivos em cena”
13/05 das 14 às 17h
Endereço: todas as atividades ocorrem no Espaço Protótipo – Rua Marcondes Salgado, 1-66 e são gratuitas

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…