O Centro Cultural ‘Carlos Fernandes de Paiva’, também conhecido como Teatro Municipal, está com exposição sobre a vida e obras de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), escritora brasileira contemporânea. 

A mostra, intitulada ‘Trechos e reflexões das obras de Carolina Maria de Jesus’, é gratuita e aberta ao público das 8h às 16h45, no Centro Cultural ‘Carlos Fernandes de Paiva’ (avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro).

A exposição é resultado do trabalho dos alunos do Programa de Ensino Integral da Escola Estadual ‘Professor Cristino Cabral’, em colaboração com a professora de artes Vânia Maria Theodoro Pinheiro e a diretora Lúcia Helena M. G. Pereira.

Foto: divulgação

Sobre Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus foi uma mulher negra, mãe, semianalfabeta e catadora de papelão, que migrou de Minas Gerais para São Paulo em 1937, onde trabalhou como empregada doméstica. Em 1948, estabeleceu-se na Favela do Canindé, onde começou a relatar o próprio cotidiano em pedaços de papel encontrados nas ruas. Esses escritos se tornaram seus diários, que ganharam reconhecimento nacional com a publicação do livro ‘Quarto de despejo: diário de uma favelada’ em 1960. A obra destacou a realidade da vida em uma favela e abordou temas como fome, miséria, racismo e desigualdade econômica.

A literatura de Carolina Maria de Jesus é considerada uma literatura de testemunho, em que a autora expõe a realidade em que vivia e reflete sobre ela. Além de ‘Quarto de despejo’, a escritora também é autora de outros livros, como ‘Casa de alvenaria’ (1961), ‘Diário de Bitita’ (1986) e ‘Meu Estranho Diário’ (1996).

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…