Há cerca de um mês, o teatro ‘Sérgio Cardoso’, na capital de SP, recebeu a ópera ‘Cavalleria Rusticana’, interpretada por seis solistas acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Santo André. A noite marcou a abertura de um circuito de ópera pelo interior do estado, que vai passar por 12 cidades. 

O circuito faz parte da terceira edição do projeto ‘A Caminho do Interior’, promovido pelo Consulado Geral da Itália e pelo Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, e apoiado pela secretaria de cultura do estado.

Ópera Cavalleria Rusticana

A cada edição do projeto é escolhida uma ópera para rodar pelo estado. Neste ano, a escolha foi por ‘Cavalleria Rusticana’, escrita por Pietro Mascagni no século XIX, símbolo do movimento Verismo.

A obra se passa em um vilarejo siciliano, no domingo de Páscoa, e envolve uma história de traição envolvendo dois casais e cinco personagens, além de aldeãos que interpretam as reações aos acontecimentos.

Quando será apresentada em Bauru?

Em Bauru, a ópera tem entrada gratuita e será interpretada no dia 10 de agosto, às 19h30, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia da USP (FOB/USP), na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, Quadra 9.

“Recordo-me que a última vez que se apresentou uma alta completa em Bauru foi na metade do século XX. Então, temos uma grande oportunidade agora em agosto de 2023 de assistir uma ópera completa”, garante o regente Marcos Virmond, que vai comandar o coro em Bauru.

Os ingressos são limitados a quatro por pessoa e podem ser retirados a partir desta segunda-feira (7), no Jornal da Cidade, na Rua Xingu, 4-44.

Quatro meses de preparação

A apresentação em Bauru conta com a presença dos mesmos solistas e direção que interpretam a ópera em todo o circuito. A mudança está no coro, que aqui na cidade será do ‘Coro Lyrico de Bauru’, com regência de Virmond e musicado pelo pianista, Danilo Andrade.

Segundo Caroline Ferreira, que integra o coro, foram quatro meses de preparação para o espetáculo. Para ela, o tempo de ensaios foi essencial para a apresentação da peça italiana.

“É importante dizer que o coro, no caso dessa ópera, é um personagem fundamental. Não é apenas um pano de fundo sonoro. Formamos os moradores do pequeno vilarejo e interagimos com vivacidade nas cenas. Os personagens são levados pelas opinião dessas pessoas, como é de se esperar de uma época em que havia uma ideia de honra a ser preservada, acima de tudo”, comenta.

“Esta ópera conta uma história simples mas totalmente baseada em fatos possíveis, reais e ligados às emoções humanas. Antes, a maioria das óperas tratava de assuntos históricos, monumentais, relacionados com reis, heróis, batalhas, mitologia e Deuses. Em Cavalleria Rusticana, vemos apenas uma história de um triângulo amoroso narrada em uma cidade pequena, rústica, simples no interior da Sicília. E isto é narrado de forma muito, direta, rápida, melancólica, mas real nesta ópera. Tudo isto emoldurado pela belíssima música de Pietro Mascagni”, acrescenta o regente.

Ficha técnica do coro em Bauru

Regência

Marcos da Cunha Lopes Virmond

Soprano

Ana Letícia de Oliveira Pesce

Caroline Ferreira da Silva

Ivone Gasparini

Joice Almad’Or

Maria do Rosario Amaral Pedrini

Rihab Abdel Hafiz Pacheli

Alto

Ana Luísa Eberle

Daniela Lourenço Gomes Spadotto

Nanci de Farias Toniollo

Rosangela Salles

Sara Palma Andreoli

Tenor

Alexandre Rodrigo Schwingel

Álvaro Samuel de Oliveira Batista

Carlos Eduardo Bastos Marcos

Matheus Lopes da Silva

Baixo

Guilherme Sementili Cardoso

Irandi Fernando Daroz

Leno Munari

Luiz Adolfo Zaratini

Serviço
Ópera ‘Cavalleria Rusticana’
Endereço: Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia da USP (FOB/USP) – Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, Quadra 9
Data: 10 de agosto, às 19h30
Entrada: Gratuita
Onde retirar: A partir de 7/8, no Jornal da Cidade, na Rua Xingu, 4-44. Limitado a quatro ingressos por pessoa

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…