O Maracatu e a Congada, expressões da cultura popular brasileira guiadas pelos ritmos dos tambores, são os destaques da 4ª edição do Café Ancestral. O evento gratuito será nesta quinta (24) e sexta-feira (25), na Unesp de Bauru, já no dia 9/9, as atividades começam no Museu Ferroviário.

Presencial, esta edição conta com apresentações musicais, oficinas de dança, vivências de percussão e rodas de conversa. Para participar das oficinas, é preciso se inscrever neste formulário.

O evento visa evidenciar as expressões populares tradicionais, além de utilizar a universidade para contribuir na luta contra o racismo. É o que aponta Andresa Ugaya, professora da UNESP e idealizadora do evento: “O Café Ancestral nasce do desejo de reverenciar os mestres e mestras da cultura popular. E também como uma forma da universidade respeitar esses outros saberes como parte importante da construção histórica e social do nosso país.”

Por isso, os convidados vão compartilhar o conhecimento por meio de atividades que também expressam o som dos tambores, considerados sagrados nas culturas populares tradicionais.

“Entendemos o tambor como uma entidade, aquele que vai soar para mudanças, pra conexão com as origens. Para nós, de expressões tradicionais, o tambor rege nossos caminhos. Resolvi trazer a Congada porque é uma expressão forte na região sudeste do Brasil. […] O Maracatu e o Tobias Terceiro (Escola de samba Primeiro de Agosto) estão na programação como forma de mostrar os grupos da cidade que estão fazendo a coisa acontecer, preservando a cultura popular em Bauru”, complementa Andresa.

Maracatu de BauruMaracatu Abayomi (foto: Acervo Pessoal)

Outras edições

Em outras edições, a organização trouxe nomes como Seo Antônio Correia, mestre da folia de reis de Bauru, Maíra Silva, Bernardina Sami, Dona Teté, Mestre Laine da Congada de Santa Efigênia, mestre Marquinho Simplicio da capoeira Crispim Menino Levado e o grupo cultural No Arruda.

A ação é realizada pelo Comitê de Ação Cultural da UNESP de Bauru, com apoio do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE).

Atividades de agosto

Na quinta-feira (24), acontece a ‘Vivência Maracatu Abayomi’, com roda de conversa sobre a transformação social do ritmo, oficina de introdução ao tema e show com a participação de Yabá Tenily Guian, batuqueira da Nação Encanto do Pina, em Recife e aprendiz da Mestra Joana Cavalcante. 

Mestra Tenily Guian (foto: Acervo Pessoal)

Já na sexta-feira (25), a vivência será com Tobias Terceiro. Nas atividades do segundo dia, estão a roda de conversa ‘Raízes Afroameríndias brasileiras’, a oficina ‘Samba-dança’ e a apresentação ‘G!NGA’. Todas as atividades de agosto acontecem na UNESP, a partir das 12h.

Tobias Terceiro vai trazer o samba para o evento (foto: Divulgação)

Mestras dos tambores

Já em setembro, o destaque será a Congada, expressão cultural religiosa e afro-brasileira que mistura dança, canto e espiritualidade de matrizes africanas e católicas. No dia 9, a partir das 13h, a Congada de Santa Efigênia vai passar pelo calçadão da Batista de Carvalho.

https://www.youtube.com/watch?v=zFtxx7hyK0g (Congada de Santa Efigênia)

Quem lidera a atividade é a mestra Gislaine Afonso, a primeira mulher a comandar a Congada de Santa Efigênia – criada em 1984. “Fui reconhecida pelo estado de São Paulo como a única mestra mulher da Congada, quebrando preconceitos e resistindo na minha tradição”, comenta. 

Mestra Gislaine Afonso (foto: Nathalia Rodrigues)

É algo que está presente na vida dela desde o nascimento. Sendo a quarta geração da Congada na família, a mestra conta que recebeu o título após a morte de seu pai. “Quando era criança, meu pai já dizia que alguém daria continuidade à essa tradição, que vem desde meu bisavô. Recebi o bastão das mãos de minha mãe”, conta.

Confira a programação completa

Vivência Maracatu Abayomi – 24/8 (quinta), a partir das 12h – Bosque da UNESP

  • Roda de conversa: O Maracatu de Baque Virado e a Transformação Social que vem da Tradição
  • Oficina: Introdução ao Maracatu de Baque Virado da Nação Encanto do Pina
  • Apresentação: ‘Maracatu Orixá Candomblé Salve o Encanto do Pina’ (Tenily Guian)

Vivência em Danças Populares com Tobias Terceiro – 25/8 (sexta), a partir das 12h – Sala 15 da UNESP

  • Roda de Conversa: ‘Raízes Afroameríndias Brasileiras’
  • Oficina: Samba-dança
  • Apresentação e show ‘G!NGA’

Cortejo da Congada de Santa Efigênia – 9/9 (sábado), a partir das 13h – Museu Ferroviário Bauru

13h – Cortejo da Congada de Santa Efigênia (saída do Museu Ferroviário, passando pelo Calçadão da Batista)

15h – Roda de Conversa: A História da Congada de Santa Efigênia

16h – Oficina: Dança e Percussão, Ritmos do Congo

Com informações da Assessoria de Imprensa

IV Café Ancestral
Endereço: Bosque da UNESP – Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 2085
Data: De 24 de agosto a 9 de setembro
Entrada: Gratuita
Informações: @ocafeancestral
Realização: CAC (Comitê de Ação Cultural) da Unesp e Pilastri Assessoria
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Bauru; Museu Ferroviário de Bauru; Unesp Presente; Selo (22) PROEC; NUPE; OPABI; Cria Bauru; Mutare Marketing; GOT/EMDURB.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…