Neste sábado (9), o Calçadão da Batista será palco de uma tradição paulista de quatro gerações. É o Cortejo da Congada de Santa Efigênia, uma expressão cultural religiosa e afro-brasileira que mistura dança, canto e espiritualidade de matrizes africanas e católicas.

Com saída do Museu Ferroviário às 13h, a Congada é composta por 40 membros, incluindo rainha e princesas, que executam três ritmos de percussão (marcha, dobrado e marcha picada), cânticos e danças. Vestidos de verde e branco, simbolizando paz e esperança, eles representam a devoção à padroeira.


Congada de Santa Efigênia 2023 – Parte 1

Congada de Santa Efigênia

Quem lidera a atividade é a mestra Gislaine Afonso, a primeira mulher a comandar a Congada de Santa Efigênia, grupo criado em Mogi das Cruzes-SP em 1984. “Fui reconhecida pelo estado de São Paulo como a única mestra mulher da Congada, quebrando preconceitos e resistindo na minha tradição”, comenta.

Mestra Gislaine Afonso (foto: Nathalia Rodrigues)

Sendo a quarta geração da Congada na família, a mestra Gislaine conta que recebeu o título após a morte de seu pai. “Quando era criança, meu pai já dizia que alguém daria continuidade à essa tradição, que vem desde meu bisavô. Recebi o bastão das mãos de minha mãe”, conta.

Além da congada, a programação de sábado, no Museu Ferroviário, inclui a roda de conversa ‘A História da Congada de Santa Efigênia’ (às 15h) e a oficina de ‘Dança e Percussão, Ritmos do Congo’ (às 16h). As inscrições para as atividades podem ser feitas no formulário do evento.

CongadaCongada (foto: Reinaldo Meneguim)

Café Ancestral

As atividades fazem parte da 4ª edição do Café Ancestral, que, neste ano, destacou o maracatu e a congada, expressões da cultura popular brasileira guiadas pelos ritmos dos tambores. A ação é realizada pelo Comitê de Ação Cultural da UNESP de Bauru, com apoio do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE).

O evento visa evidenciar as expressões populares tradicionais, além de utilizar a universidade para contribuir na luta contra o racismo. É o que aponta Andresa Ugaya, professora da UNESP e idealizadora do evento: “O Café Ancestral nasce do desejo de reverenciar os mestres e mestras da cultura popular. E também como uma forma da universidade respeitar esses outros saberes como parte importante da construção histórica e social do nosso país.”

CongadaCongada (foto: Dani Cunha)

Por isso, os convidados compartilharam o conhecimento por meio de atividades que também expressam o som dos tambores, considerados sagrados nas culturas populares tradicionais.

“Entendemos o tambor como uma entidade, aquele que vai soar para mudanças, pra conexão com as origens. Para nós, de expressões tradicionais, o tambor rege nossos caminhos. Resolvi trazer a congada porque é uma expressão forte na região sudeste do Brasil. […] O Maracatu e o Tobias Terceiro (Escola de samba Primeiro de Agosto) estão na programação como forma de mostrar os grupos da cidade que estão fazendo a coisa acontecer, preservando a cultura popular em Bauru”, complementa Andresa.

Atividades em agosto

Gratuito, o Café Ancestral contou com atividades nos dias 24 e 25 de agosto, na Unesp de Bauru, com apresentações musicais, oficinas de dança, vivências de percussão e rodas de conversa. A programação teve roda de conversa sobre maracatu, participação de Yabá Tenily Guian – batuqueira da Nação Encanto do Pina -, oficina ‘Samba-dança’ e a apresentação ‘G!NGA’.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Cortejo da Congada de Santa Efigênia – IV Café Ancestral
Endereço: Saída do Museu Ferroviário – R. Primeiro de Agosto, Quadra 1. Centro
Data: 9 de setembro, a partir das 13h
Entrada: Gratuita
Informações: @ocafeancestral
Realização: CAC (Comitê de Ação Cultural) da Unesp e Pilastri Assessoria
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Bauru; Museu Ferroviário de Bauru; Unesp Presente; Selo (22) PROEC; NUPE; OPABI; Cria Bauru; Mutare Marketing; GOT/EMDURB.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…