O destaque da programação do Sesc Bauru de setembro é a exposição “Nise: A Revolução Pelo Afeto”.

Com início em 23 de setembro (sábado), a mostra gratuita apresenta um recorte científico e histórico sobre a vida e obra da médica Nise da Silveira, pioneira na luta antimanicomial no Brasil e no uso da arte como terapia psiquiátrica.

Com curadoria de Letícia Stallone, Isabel Seixas e Diogo Rezende, a exposição itinerante foi criada pelo estúdio M’Baraká em parceria com o Museu de Imagens do Inconsciente.

“Nise: A Revolução Pelo Afeto” também apresenta os artistas do hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro, como Adelina Gomes, Arthur Amora, Beta d’Rocha, Fernando Diniz, Carlos Pertuis, entre outros, além de trazer o papel da cidade de Bauru na luta antimanicomial no país.

Abertura da exposição “Nise: A Revolução Pelo Afeto” em Bauru

Na abertura da mostra, haverá uma visita guiada com Diogo Rezende, curador do projeto. O encontro ainda contará com bate-papo sobre a obra de Nise da Silveira, dos artistas presentes na exposição e o processo de curadoria. 

Além disso, no mesmo dia, 23 de setembro, haverá outra visita guiada à exposição com Eurípedes Júnior, do Museu de Imagens do Inconsciente, instituição fundada em 1952 pela Drª. Nise da Silveira, na cidade do Rio de Janeiro. O Museu é um centro de estudos e pesquisa na área da saúde mental. Parte do seu acervo integra a exposição “Nise: A revolução pelo afeto”.

Sobre Nise da Silveira

Nascida em Maceió, em 1905, Nise da Silveira foi uma médica brasileira reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria. Seu trabalho revolucionou o tratamento psiquiátrico, tendo a arte e o afeto como  metodologia. 

Serviço

Exposição gratuita: “Nise: A Revolução Pelo Afeto”.
Abertura: 23 de setembro (sábado) a partir das 10h30.
Fechamento: 17 de março de 2024.
Horário: terça a sexta, 8h às 11h (somente para grupos agendados) e 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h30.  
Endereço: Espaço de Exposições Grátis no Sesc Bauru (Av. Aureliano Cardia, 6-71 – Vila Cardia).
Agendamento prévio de grupos pelo e-mail [email protected]
*Com informações do Sesc Bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…