Em um cenário marcado por redes sociais, inteligência artificial e novas tecnologias, é fundamental que se discuta o futuro do Jornalismo no mundo do trabalho e os reflexos dessas transformações na produção noticiosa. Pensando nestes impactos, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (UNESP) realiza a Semana de Jornalismo 2023 nos dias 18 a 22 de setembro, no campus de Bauru.

O evento é aberto ao público e gratuito. Durante os dias de programação haverá transmissão simultânea das mesas no canal do YouTube do Jornalismo Unesp. Todos os debates com convidados ocorrem na sala 1, próximo a biblioteca da universidade.

O tema da edição deste ano será: “Jornalismo e os Impactos da Tecnologia no Futuro da Profissão”. A Semana contará com cinco mesas, com debates sobre as transformações tecnológicas, novos formatos, as mudanças no consumo de notícias, entre outros assuntos.

Para guiar os debates, o evento terá a participação de mais de 15 jornalistas independentes, regionais e da mídia tradicional, além de pesquisadores e professores do curso. “É uma oportunidade para aprendermos vendo jornalistas com visões diferentes e sobretudo com temas que acompanham as mudanças no mercado de trabalho”, afirma a presidente da comissão organizadora da Semana, Giovanna Santana.

Jornalistas renomados nas mesas

Entre os participantes estão Fábio Turci, egresso do curso da Unesp Bauru. O apresentador de televisão e criador de conteúdo integra o debate sobre ‘Novas Plataformas e o Audiovisual’. Outra ex-aluna presente na Semana de Jornalismo será a premiada Carol Ito. Vencedora do Vladimir Herzog 2022, Carol discute sobre as ‘Mudanças no Consumo de Notícias’.

Além disso, será abordada a temática da PEC do Diploma para o exercício da profissão. A presidente da Fenaj, Samira de Castro, conversa com acadêmicos na conferência de abertura. Nomes como Bárbara Libório, do Instituto AzMina, João Abel, do Estadão, e o jornalista Florestan Fernandes Júnior, do Brasil 247, também farão parte do evento.

Confira a programação completa da Semana de Jornalismo:

  • 18/09, às 19h, na sala 1: Conferência de Abertura

Participantes: Florestan Fernandes Jr., presidente da Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD); Marluce Zacariotti, presidenta da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ); Samira de Castro, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Sérgio Lüdtke, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (ProJor).

  • 19/09, às 20h30, na sala 1: Jornalismo Audiovisual e as Novas Plataformas

Participantes: Fabio Turci, jornalista e criador do podcast “Existo”; Karla Albuquerque, editora especialista em Política do jornal das 18h da Globo News; Daniel Schafer, gerente de jornalismo e apresentador da TV Tem em Bauru.

  • 20/09, às 20h30, na sala 1: Jornalismo Periódico e as Mudanças no Consumo de Notícias

Participantes: Carol Ito, jornalista e quadrinista com trabalhos publicados na Revista Piauí, Agência Pública e Revista TPM; Fausto Salvadori, um dos fundadores da Ponte Jornalismo; Flávia Lima, editora de diversidade da Folha de São Paulo.

  • 21/09, às 20h30, na sala 1: Jornalismo digital e as Transformações Tecnológicas

Participantes: Bárbara Libório, diretora de conteúdo do Instituto AzMina; Thais Carrança, repórter da BBC News Brasil; Vitória Régia da Silva, vice-presidente gerente de jornalismo da Associação Gênero e Número.

  • 22/09, às 19h, na sala 1: Mídias Sociais e os Novos Formatos de Produção Noticiosa

Participantes: Emanuele Braga, criadora de conteúdo, estrategista digital e repórter da Band; João Abel, repórter e social media do Estadão; Miriam Castro, criadora e apresentadora do canal do Youtube Mikannn.

Serviço

Semana de Jornalismo Unesp Bauru
De 18 a 22 de setembro
Entrada gratuita
Mais informações, programação e inscrições em @jornalismounesp.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Jornalismo Unesp.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Evento de astronomia na Unesp reúne palestras, oficinas e observações com telescópio

Neste sábado, 18 de maio, a partir das 19 horas, o Observatório Didático de Astronomia da …