Dirigido pelos bauruenses Liene Saddi e André Turtelli Poles, em tom poético e educativo, o curta-metragem documentário “Empoçados: os rios contam Bauru” apresenta a história do município a partir do ponto de vista de seus rios e córregos, indicando os fatores que culminaram na crise hídrica enfrentada atualmente na cidade e propondo reflexões e medidas de médio e longo prazo.

Ainda neste semestre, o filme deverá circular no município, com exibições abertas e gratuitas à população em diversos espaços, incluindo parceria com o Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural de Bauru/ Divisão de Museus e Memória. Para saber onde assistir, acompanhe o site da  Estúdio 2B (www.estudio2b.com.br) ou pelas redes sociais do Filma Bauru.

Estreia em festivais

O filme teve estreia internacional em setembro, na 5ª FICCTErra – Festival Itinerante de Cine Comunitario de la Tierra, e estreia nacional em outubro, no 31ª ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos

“Poder levar um pouco da história de Bauru ao festival mais antigo de cinema ambiental do Brasil, e também para outros países, reforça a importância de valorizarmos nossos recursos naturais e nossas narrativas através do fomento à cultura”, comenta a diretora Liene Saddi.

O documentário foi produzido pela Estúdio 2B, por meio do Edital Raízes do Cerrado, publicado em maio de 2022 pela Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, com equipe técnica inteiramente formada por profissionais locais, incluindo a consultoria dos historiadores Edson Fernandes e Fabio Palotta, e consultoria ambiental do biólogo Guilherme do Amaral.

Documentário performático na voz e no corpo de artistas bauruenses

“Sofrendo intervenções década após década, passei a ser considerado um rio secundário, condutor de esgoto sanitário”, diz o Rio Bauru, interpretado pela voz da atriz Andressa Francelino.

A obra é conduzida pela performance da dançarina e coreógrafa Bel Droppa e narrada em primeira pessoa pelas vozes das atrizes Andressa Francelino, Camila Oliveira, Juliana Ramos, Marina Fontanelli, Marisa Riso, Mariza Basso e Talita Neves. 

Bel Droppa, dançarina e coreógrafa, durante performance na produção

Não é a primeira vez que a diretora Liene Saddi trabalha com performances de artistas da cidade. A minissérie documental Dafne (2018), primeiro projeto como realizadora, agrega mulheres de diversas linguagens artísticas em releituras e interpretações do mito grego da ninfa Dafne e o deus Apolo.

“O audiovisual é um setor que trabalha diretamente com artistas de diversas linguagens, e é sempre um prazer contar com as contribuições de nossas artistas locais”, explica a diretora. A obra também foi realizada pela Estúdio 2B, por meio da Lei Municipal de Estímulo à Cultura de Bauru e financiamento coletivo.

Serviço

Documentário bauruense Empoçados: os rios contam Bauru

Direção: André Turtelli Poles e Liene Saddi

Produtora: Estúdio 2B

Classificação indicativa: Livre

*Com informações da assessoria de imprensa do “Empoçados: os rios contam Bauru”*

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…