O salto de 120% nos investimentos em Inteligência Artificial (IA), segundo o Itaú Unibanco, no Brasil mostra como as empresas estão passando da fase da curiosidade para a aplicação prática. Aqui em Bauru, Manassés Soares – que tem experiência no iFood e C6 Bank – busca justamente usar o potencial da IA em diferentes soluções empresariais.

Para isso, em 2021, ele abriu a Metamorphoo Digital, empresa especializada em inteligência artificial e automação que cria sistemas para os clientes usando as novas tecnologias.

“Nossa proposta é potencializar a empresa com a inteligência artificial. Pensando especialmente na automação dos processos, nosso serviço agiliza o cotidiano. São ferramentas que trabalham como se fossem várias pessoas”, resume.

“Não é substituir os funcionários, mas oferecer uma possibilidade de transformar o que era complexo e trabalhoso em atividades mais simples. A inteligência artificial vai fazer o cliente ganhar tempo e, consequentemente, produtividade”, acrescenta o empresário.

Produzindo ferramentas com inteligência artificial

Como a inteligência artificial pode ajudar?

Como existem diferentes possibilidades de aplicação da inteligência artificial, o primeiro passo da Metamorphoo Digital é a consultoria, ou seja, a conversa para desenvolver uma solução personalizada.

“Eu não vendo um produto pronto que cabe em um copo. Eu busco entender a necessidade do cliente para pensar em um ecossistema que faça sentido no dia a dia da empresa”, explica Manassés.

Produzindo ferramentas com inteligência artificial

Ele exemplifica com algumas possibilidades, começando pela Build Persona. Nesse caso, a Metamorphoo constrói assistentes pessoais com inteligência artificial baseada nas características da empresa. Essa persona pode realizar atividades desde atendimento ao cliente a ajudar no dia a dia dos setores.

Inclusive, Manassés possui um assistente pessoal em IA criado de acordo com a personalidade, conhecimentos e habilidades dele. “Se eu peço, por exemplo, ideias para vender meu serviço para um site jornalístico, ele vai me gerar uma série de sugestões e uma forma de abordagem ao cliente de acordo com o que eu pensaria. Isso me dá clareza e uma linha de raciocínio”, sugere.

IA na prática

Um dos projetos da Metamorphoo foi para uma escola de estética. Ele reuniu as mais de 150 aulas gravadas para criar um modelo especializado nos cursos, que ‘fala’ com o mesmo tom de voz (simpático e objetivo). Quando um aluno faz uma pergunta, ele é direcionado às aulas que a responde e ainda faz um resumo.

Produzindo ferramentas com inteligência artificial

E essas são apenas algumas aplicações da inteligência artificial! Manassés cita como a tecnologia pode ser integrada a empresas, por exemplo, ao:

  • Usar a inteligência artificial dentro dos CRMs (Gestão de Relacionamento com o Cliente) para absorver as informações e ajudar a tomar decisões.
  • Reunir o conteúdo de um site jornalístico para construir uma persona especialista em tudo o que foi produzido pelo veículo.
  • Criar um sistema para analisar o estoque, avaliar a curva de vendas e prever quais produtos têm o risco de faltar no fim do mês.
  • Desenvolver um modelo automático de suporte técnico para resolver problemas dos clientes da empresa.
  • Implantar um assistente que faça atividades como enviar automaticamente relatórios de produtividade e resumir os principais tópicos de uma reunião. 
  • Implantar um sistema com robô que seja um primeiro atendimento aos clientes.

Além disso, é possível usar a inteligência artificial de forma multi integrada. “Eu posso ter uma ferramenta específica para o suporte, outra para o financeiro e uma para logística e todas elas conversarem entre si. Imagina ‘contratar experts’ para os funcionários consultarem no dia a dia”, comenta.

No T.I. desde o ensino médio

Nascido em Taquaritinga, Manassés começou na tecnologia aos 15 anos, estudando no Centro Paulo Souza e prestando assistência técnica para lan houses da cidade, além de ser o hobby dele.

“Desde cedo, eu já me interessava por tecnologia. Eu sempre fui muito curioso. Meus brinquedos eram todos desmontados, porque eu queria saber como eles funcionavam. Então eu fui cada vez mais me interessando, estudando e evoluindo na área”, conta.

Na faculdade, decidiu estudar ‘Redes de Computadores’, primeiro na FATEC de Bauru – quando mudou-se para a cidade – e, posteriormente, na Uniesp.

Formado, ele viveu entre o empreendedorismo e o trabalho em empresas. Aos 18 anos, abriu MEI para prestar serviço de redes e, em 2015, fundou a Peer2Peer, com foco em Suporte e Infraestrutura. Ao mesmo tempo, teve experiências no setor de T.I. da Paschoalotto, New Way, iFood e C6 Bank.

Nesse processo, conheceu a inteligência artificial e os serviços de automação. Quando percebeu que a redução de custos e as facilidades de tecnologias como IA iam ajudar a resolver problemas, Manassés entrou de cabeça na área.

“Desde o ensino médio técnico, eu pensava em tecnologia como forma de ajudar. Até na programação, só fazia sentido para mim quando via sendo aplicada, quando sentia que o resultado do esforço valia a pena. Então, resolvi focar e abrir a Metamorphoo quando vi que ia conseguir resolver os problemas”, finaliza.

publieditorial

Serviço
Metamorphoo Digital
Contato: (14) 99750-3114
Instagram: @metamorphoo.digital
Facebook: /metamorphoo.digital/ 

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…