Angelo Zonaro – que ganhou o primeiro fusca aos 18 anos e hoje dirige uma kombi – e Adriano Ferrari – dono de uma variant alemã – viraram amigos e sócios por causa dos carros. 

“Carro é uma máquina de fazer amigos. Eu chegava nos lugares e as pessoas falavam do meu fusca. Contam histórias e já gera uma relação. Eu e o Adriano nos conhecemos assim e até conquistamos clientes assim!”, diz Angelo, explicando como a paixão por veículos faz parte da personalidade.

Adriano Ferrari e Angelo Zonaro

Naturalmente, a dupla encontrou outros apaixonados por carros antigos, incluindo José Ferraz e Gilson Misquiatti. Em 2011, o quarteto resolveu reunir essas pessoas em um evento fechado – e com churrasco! E assim foi a primeira edição do Churravolks, com apenas 20 veículos em uma antiga loja perto da Polícia Rodoviária Federal.

Empolgados, o grupo fez, no ano seguinte, uma edição aberta ao público e conseguiu atrair pessoas de outros estados. Nesse caso, teve doação de alimentos, camping, piquenique, espaço para reunir a família e banda de rock, além, é claro, da mistura de carros clássicos da Volkswagen e churrasco.

Foto: Divulgação

Desde então, o evento passou a fazer parte da programação de Bauru e quase uma ‘obrigação’ para os amantes de veículos da região. Neste ano, o que começou como um pequeno encontro de amigos chega à 10ª edição, já como um grande evento no Parque Vitória Régia.

Na última edição presencial em 2019, por exemplo, o Churravolks recebeu um público de mais de 23 mil pessoas e teve mais de mil carros clássicos estacionados no cartão-postal da cidade.

Carros enfeitam o Vitória Régia (foto: Los Gringos)

Dia 8 de outubro, no Parque Vitória Régia

No 10º Churravolks, que acontece neste domingo (8), das 8h às 16h, o evento segue com a proposta de ser um ambiente dedicado à apreciação dos automóveis clássicos da Volkswagen com motores a ar, como kombis e fuscas. 

Foto: Prefeitura de Bauru

“Nós trabalhamos com topografia e fizemos um mapa do Vitória Régia para saber como encaixar os carros em todos os cantos do parque”, diz Adriano.

Já na parte do ‘Churras’, serão dez estações de churrasco comandadas por especialistas com modos de preparo como picanha defumada, costelinha barbecue, varal de defumação, costela de chão, entre outros. “Vão levar até pit smokers, uma churrasqueira que parece uma locomotiva! Vai ser um show à parte”, garante Angelo.

O Churravolks terá também shows das bandas Calibrados, Missing Call e Long Live, DJs, praça de alimentação, feira de artesanato, exposição e venda de peças, passeios de mini fusca, entre outras atividades. Eles vão receber também uma moção de aplauso da Prefeitura de Bauru.

Evento tem música ao vivo (foto: Los Gringos)

Para quem levar um veículo, a inscrição são 2kg de alimento não perecível, que serão doados a uma instituição. Já para o público em geral, a entrada é gratuita. “Então, a gente convida todo mundo, porque é um ambiente familiar, que traz esse ar de nostalgia e confraternização. É um espaço de qualidade para todo mundo aproveitar o dia inteiro”, convida Adriano. 

Passeio de mini fusca é uma das atividades (foto: Los Gringos)

Carros ou obras de arte?

Enfeitando o Vitória Régia com automóveis de ponta a ponta, um dos objetivos do Churravolks é ser uma exposição de carros e mostrar como um apaixonado por fuscas e kombis pode dar a própria personalidade ao veículo.

Foto: Los Gringos

Foto: Divulgação/Churravolks

Carros com a logo da Coca-Cola, em formatos de bola de basquete, adaptados para ser um motor home, modificados internamente, totalmente adesivados e a variedade de cores dão a cara às oito horas de evento.

Da mesma forma, faz parte da experiência ouvir as histórias dos donos de cada veículo. “O cara sente prazer em dizer o que fez no carro. É igual fazer uma obra de arte e querer explicar”, resume Angelo.

Foto: Los Gringos

Foto: Los Gringos

Por isso, tem até premiação para os inscritos, com categorias como o clube que veio de mais longe, o carro destaque, o melhor motor, entre outros.

Foto: Los Gringos

Paixão por carros

A reunião de amantes dos carros clássicos é o que move o Churravolks. Não à toa, é possível saber como foram as edições anteriores com uma busca no YouTube, já que diferentes páginas especializadas em veículos já passaram pelo evento e registraram em vídeo.

Contando como as pessoas viajam de outras cidades para cá – em 2019, foram 49 municípios – dentro desses veículos clássicos, Ângelo e Adriano lembram de histórias que mostram como os apaixonados fazem questão de vir para Bauru. Uma delas é do grupo que ‘perdeu’ o motor na estrada.

Entrada dos carros é por um portal (foto: Los Gringos)

“Eram uns amigos vindo de São Paulo. O motor do fusca fundiu no meio da rodovia. Eles ligaram para a mãe de um deles, que levou um outro motor dentro de uma saveiro, e eles trocaram no meio da estrada! Ela voltou pra capital com o motor quebrado, e eles vieram para cá”, contam.

Outro momento marcante na história do Churravolks foi uma improvisação que viralizou na internet. “A kombi tem uma bobina que vai no motor, que é a famosa bobina que esquenta. O carro para toda hora quando dá esse problema. Eles cataram a bobina que fica no motor, prenderam no pára-choque do lado de fora, amarraram com enforca-gato e tiraram uma foto. A foto viralizou o mundo, e veio gente de fora do Brasil comprar a Kombi!”, conta Angelo.

“É um problema comum em kombi, que eles ajeitaram ali na hora e virou uma solução mundial (risos)”, acrescenta Adriano.

Além dos carros, o churrasco

Pelo nome já dá para saber que o churrasco é a outra atração. “Sempre foi um evento dentro do evento”, enfatiza Adriano, comentando que a cultura do Churravolks são os clubes levarem a própria churrasqueira para preparar o churrasco entre eles.

Ideia é que as pessoas aproveitem os churrascos (foto: Los Gringos)

Com o aumento do público, eles adicionaram a praça de alimentação e também uma produção profissional de carne. Em outras edições, por exemplo, eles convidaram um especialista em churrasco fogo de chão, o Marcelo Teixeira, que exibia a técnica ao público. “Era uma forma de resgatar características do interior! Reforçar o nosso lado caipira”, conta a dupla.

Evento também tem o churrasco (foto: Los Gringos)

Produção e estrutura profissional

Durante a pandemia, a dupla resolveu fazer a 9ª edição do Churravolks comandando uma live no YouTube. Mas não foi só uma transmissão online, e sim uma estrutura com distribuição de espetos do Poiá, QR Code para a doação, gravação de depoimentos do público, imagens de drone, registros de imagens de carros clássicos que passavam na frente da live, música ao vivo, etc.

“Nós sempre nos doamos para realizar o Churravolks. Sempre tentamos criar novidades, e pensar fora da caixinha”, comenta Angelo.

Foto: Los Gringos

Assim, a edição online mostra como o grupo se esforça para montar uma estrutura profissional para o evento, começando pela identidade visual e até produtos que as pessoas podem comprar no site oficial.

Realizado no Vitória Régia desde a quarta edição e com apoio da Prefeitura, eles já promoveram ações como o carro suspenso no ar, o convite ao Marcelo Tonella – produtor de vídeos de oficina – e a grande caixa de brinquedo escrita ‘As crianças crescem e os brinquedos mudam’ para tirar fotos com o carro.

Foto: Divulgação

Por fim, a dupla faz questão de comentar que segue as normas dos órgãos públicos, como o posicionamento da caixa de som no parque, e possui todos os alvarás, além de limparem o local após o evento.

Nesta edição, o Churravolks conta com patrocínio da Auto Peças Bauru, Casa da Borracha, Felivel, Gull Signs, Levesol, Efraim, Bauru Outdoor e BrasilTopo, e apoio de mais de 30 empresas e instituições.

Serviço
Churravolks 2023
Endereço: Parque Vitória Régia – Av. Nações Unidas, 25-25
Data: 8 de outubro, das 8h às 16h
Inscrição de veículos: 2kg de alimento não perecível
Entrada: Gratuita
Informações: (14) 98808-9010 | (14) 99882-2726
Site: www.churravolks.com.br
Instagram: @churravolks
Facebook: /churravolks 

Fotos: Los Gringos

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…