Na próxima segunda-feira (13), começa a Semana da Consciência Negra de Bauru. Realizada pela Prefeitura Municipal com a Secretaria de Cultura, o evento ocorre até 25 de novembro, de forma gratuita, e reúne diversas atividades: de premiações a pessoas ilustres da cidade até apresentações culturais. Tudo com intuito de destacar a comunidade negra, principalmente na história do município.

Confira a programação da Semana da Consciência Negra em Bauru

Na segunda-feira, será realizada a Abertura Solene, que ocorre no auditório da OAB, às 19h. A festa começa com o pronunciamento da presidenta do Conselho da Comunidade Negra de Bauru (CMCN), Sebastiana de Fátima Gomes e do Secretário da Cultura, Paulo Eduardo Campos. Em seguida, será apresentado o espetáculo teatral ‘Barriga que faz cabeça’, de Ariana Souza, seguido pela entrega do Prêmio Luísa Mahin, que destaca 11 bauruenses e suas contribuições para a comunidade negra.

Na terça-feira (14), o evento do dia será o Prêmio Zumbi dos Palmares, marcado no auditório da Câmara Municipal, às 19h. Durante a celebração, o Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue à Luana Nayhara da Silva Oliveira, Irene Barbara Balbino Cosmo e Alexandre Peixoto de Oliveira. Na sequência, haverá a performance do Centro Cultural Tobias Terceiro.

Já na quarta-feira (15), ocorre o Sarau Afro e Manifestações Culturais, na Biblioteca Central e na Calçada do Centro Cultural, também às 19h. No local, haverá a mostra de quadros ‘Negras apagadas’, do artista José de Bara Figueiredo, que tem como tema heroínas negras apagadas da história, expondo pinturas feitas em materiais reciclados, lonas de marquises de lojas e prédios públicos. O evento ainda conta com a apresentação de Rap da artista Marie Maresia, o show de tambores do Grupo WÉ TÓ ILÚ, declamação de poesias por mulheres negras, e microfone aberto para artistas.

No domingo (19), ocorre a Feira Afromix, no Parque Vitória Régia, das 15h às 21h. A terceira edição da Feira Afromix busca destacar empreendedores negros de Bauru. O evento ainda inclui os shows de Ricca Luz, Igor Galldino e Coletivo Samba Show.

Fechando a agenda, na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, será feita a Homenagem a Zumbi dos Palmares, na Praça Zumbi dos Palmares, às 15h. O evento começa com o pronunciamento da presidenta do CMCN de Bauru, Sebastiana de Fátima Gomes, e da professora Priscila Leonel. Na sequência, haverá a lavagem do Busto Zumbi dos Palmares com água de cheiro, simbolizando a importância do ancestral. 

Ainda haverá a apresentação do Ballet Bela Vista, Maculelê, com tambores, cantigas e pontos africanos. No fim, haverá o plantio da muda de Akoko (folha do reconhecimento), com pronunciamento do conselheiro Pai Daniel de Oxóssi, seguido de uma ação com tecidos brancos em busca de paz, igualdade e respeito, culminando na roda de capoeira com Mestre Jesus e Cojak.

As atividades do Mês da Consciência Negra terminam com o Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial: ‘Caminhos para uma educação antirracista’, que será realizado no Unisalesiano, em Lins, no dia 25 de novembro, das 10 às 16h. O evento contará com a participação do CMCN de Bauru na organização, mesa redonda e apresentações culturais (tambores, quadros e declamações de poesias autorais de resistência).

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…