Rezum. Esse é o novo tratamento para a hiperplasia benigna de próstata, condição popularmente conhecida como próstata inchada ou próstata aumentada. Novo no Brasil, ele consiste em uma aplicação, por meio da uretra, de vapor d’água quente na próstata. A alta temperatura do vapor destrói o tecido prostático, o que resulta na diminuição da glândula gradativamente.

Em Bauru, o tratamento já está disponível. De acordo com o médico urologista Bruno Felipe (CRM: 150.113 | RQE 76.471), um dos responsáveis por realizá-lo, o procedimento é minimamente invasivo, dispensa cortes e dura menos de 10 minutos.

“O método é bem mais rápido. O paciente faz, vai embora no mesmo dia, não precisa tomar anestesia geral e, normalmente, fazemos só com sedação. Outro benefício é o resultado prolongado, porque ele reduz, na maioria dos casos, o tamanho da próstata de forma que o paciente não precisa usar medicações ou fazer outras cirurgias por um longo período”, informa.

Dr. Bruno segura dispositivo do Rezum, equipamento utilizado para fazer o tratamento de próstata inchada em Bauru

Além do mais, o tratamento com vapor d’água diminui o risco de alterações nas funções sexuais, como impotência sexual ou ejaculação retrógrada.

“Uma vantagem do método é que há uma diminuição da taxa de ejaculação retrógada para menos de 5% dos casos. A ejaculação retrógrada é quando a ejaculação vai para dentro em direção à bexiga. Essa consequência é comum em outros tratamentos, mas o método [Rezum] evita isso, porque ele não atua na parte que segura a ejaculação. Então, o paciente mantém a ejaculação pelo pênis normalmente”, explica o urologista.

Segundo Bruno, o procedimento é indicado para pacientes que têm crescimento da próstata até, em torno de, 80 gramas, considerado um tamanho intermediário. Além disso, é indicado para pessoas que não respondem aos medicamentos, as que não podem passar por cirurgia ou as que temem as possíveis consequências cirúrgicas.

No começo do mês, 8 de novembro, por meio de uma parceria com o hospital Unimed de Bauru, o médico realizou a primeira cirurgia com o Rezum. Todavia, esse tipo de tratamento está disponível na Clínica Integra (Av. Comendador da Silva Martha,  3-30 – Jardim Estoril), onde Bruno atende de forma periódica. 

Cirurgia realizada em parceria com o Hospital Unimed de Bauru (Foto: reprodução/Unimed Bauru)

O que causa a próstata inchada?

A próstata inchada é resultado do aumento de produção de células na glândula, responsável pela produção do líquido do sêmen. 

O envelhecimento é o principal fator para o surgimento da próstata inchada. A condição é muito comum em homens com mais de 40 anos e, de acordo com Bruno, é uma resposta à testosterona

“Por uma sensibilidade à testosterona, que tem circulante no corpo do homem, a próstata começa a ter um estímulo para o crescimento e vai aumentando de tamanho gradativamente”, informa.

Em situações normais, a glândula mede cerca de 20 a 30 gramas. Todavia, o crescimento começa a chamar atenção pelos seguintes sintomas:

  • Aumento da frequência urinária noturna e diurna;
  • Dificuldades para urinar;
  • Diminuição do jato da urina;
  • Sensação de bexiga sempre cheia;
  • Sensação de ardência ou queimação durante a micção;
  • Dores no escroto e ao redor da base do pênis;

Esses fatores ocorrem pois a próstata fica abaixo da bexiga e envolve o canal da uretra, orifício em que a urina passa. Com o aumento, a próstata pressiona o canal e a bexiga resultando em problemas urinários.

Na esquerda, a representação de uma próstata normal. Na direita, uma próstata inchada, comprometendo o funcionamento do sistema urinário (Foto: reprodução)

Como é feito o diagnóstico da próstata inchada?

Para confirmar o diagnóstico, é necessário realizar exames clínicos, como o exame de toque retal, também utilizado para investigar câncer de próstata. No entanto, o médico lembra que a próstata inchada não tem qualquer relação com câncer de próstata. Além do exame de toque, o médico pode solicitar exames de sangue, urina e de imagem.

O não tratamento da próstata inchada resulta em complicações urinárias cada vez mais severas. 

“O paciente pode, por exemplo, prender totalmente a urina e não conseguir urinar mais. Isso é uma urgência de ir ao pronto socorro para passar uma sonda. O paciente pode apresentar sangramentos na urina e ainda ter problemas relacionados à própria bexiga. Com a próstata inchada, a bexiga precisa fazer muita força para esvaziar. Às vezes, ela perde capacidade de contrair de modo que isso pode vir a ser definitivo. Então, pode ser que o paciente não consiga mais segurar o xixi no futuro”, conta.

publieditorial

Serviço

Dr. Bruno Felipe Souza | CRM 150113 | RQE 76471
Endereço: Clínica Integra. Av. Comendador José da Silva Martha, 3-30 – Jardim Estoril
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 12h, e 13h às 18h
Contato: (14) 3313-6740 | (14) 3235-3350
Site: www.drbrunofelipe.com.br
Facebook: /drbrunofelipesouza
Youtube: /DrBrunoFelipe
Instagram: @drbrunofelipe.urologista

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…