A exposição de xilogravuras ‘Biomas do Brasil – Transparências e Opacidades’ pode ser vista no Centro Cultural da Universidade de São Paulo (USP) até o dia 30 de novembro. A mostra é da artista plástica Natália Bispo, com curadoria de Ana Maria Barbosa Machado.

Feitos em papel e tecido, a exposição exibe 12 quadros de xilogravuras e 12 impressões de xilogravuras em tecido.

A natureza é um tema recorrente nas obras de Natália Bispo. Nessa exposição, ela discute as relações com o meio ambiente e os seres que os habitam, tanto pela ideia de contemplação, quanto por refletir sobre uma convivência de mais respeito e equidade.

“‘Transparências e Opacidades’ vem dar significado a diferentes formas de olhar para o mesmo trabalho. A transparência dos vidros das gravuras emolduradas, nos dá uma visão do trabalho, sendo uma maneira tradicional de exposição, já o papel ao qual a gravura está impressa, revela a sua opacidade, em que não é possível ver além do papel…os tecidos translúcidos, ficam distribuídos de forma mais próxima do observador ganhando movimento e transparecendo o que está por trás deste tecido”, informa a artista Natália Bispo.

A artista e a xilogravura

Natália Bispo tem formação em Licenciatura em Artes Visuais, concluída no ano de 2013, e pós-graduação em Arte-educação. A artista tem experiências na arte-educação, dando aulas em projetos culturais com idosos e adolescentes, e, recentemente, explora as possibilidades em suas próprias produções.

É a primeira vez que expõe seus trabalhos no Centro Cultural da USP. A artista gosta da linguagem do desenho, vídeo, aquarela e pintura. Na xilogravura, trabalha, pesquisa e desenvolve a técnica desde 2012.

“A arte foi caminho de transformações para mim, através dela descubro fatos sobre minha pessoa, me sensibilizo e desenvolvo a imaginação. Vejo que a atividade artística move muitas perguntas, e cria diferentes respostas, que muitas vezes ficam em aberto. Portanto, ela representa parte de quem me tornei hoje, é minha profissão e levo esse olhar para todos os lugares que passo. A arte me dá sentido de vida e por isso sinto desejo de compartilhar essas experiências com as pessoas”, finaliza.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Serviço
Biomas do Brasil – Transparências e Opacidades
Endereço: Centro Cultural do Campus USP de Bauru – Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75
Data: Até o dia 30 de novembro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto em feriados)
Entrada: Gratuita
Informações: (14) 3235-8394 ou [email protected]

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…