Como compositor, Caio Rivera cria músicas a partir de observações simples do dia a dia. Foi o que aconteceu com a canção ‘Pé de Limão’, que o artista lançou na sexta-feira (1º) e está disponível em streamings como Spotify e YouTube.

A letra surgiu dele admirando o limoeiro no quintal de casa. “Eu pensei: ‘não tem nada mais poético do que você fazer um poema sobre essa árvore’. Então, comecei como brincadeira, escrevi e foi saindo a ideia de um cara conversando com o pé de limão”, relata.

Foto: Tiago Oliveira/Divulgação

Essa ‘conversa’ com o limoeiro versa sobre aquele momento triste quando a pessoa está em busca de um relacionamento, a famosa “fossa”. “Estou precisando me apaixonar, ‘tô’ precisando de uma nova canção. Estou cansado de considerar que o normal é viver na solidão”, diz a música.

Músico de BauruFoto: Tiago Oliveira/Divulgação

Nesse contexto, o limão seria o fruto multiuso que pode curar o coração, temperando a vida ou sendo usado para afogar as mágoas. “O cara pode curar a tristeza por meio da caipirinha, por exemplo (risos)”, brinca Caio.

Músico de BauruFoto: Tiago Oliveira/Divulgação

A temática borocoxô é misturada com o estilo leve do músico. “É uma nova forma de ver a fossa”, explica. “Eu sempre me propus a fazer músicas que levantam o espírito, porque, para mim, a música é uma amiga para te dar forças. Com ‘Pé de Limão’, quis dar um outro olhar para um momento ruim”.

A mistura da música brasileira

Ao mesmo tempo que escrevia a letra, Caio já pensava no ritmo da música: um xote. Foi uma inspiração que surgiu de memórias da infância. “Depois que a música surgiu, percebi que vinha lá de trás! Quando eu tinha uns nove anos, fui pra Maceió e convenci minha mãe a comprar uma coletânea de forró, bem arrasta pé. Ouvi muito e ficou na minha cabeça”, relembra.

Foto: Tiago Oliveira/Divulgação

O xote também contribui para Caio estabelecer o estilo brasilidade na música dele, a partir da mistura de ritmos no repertório. Para ele, o gênero indica essa característica de ser influenciado por diferentes gêneros.

“E não é só misturar com samba! Bandas como Charlie Brown Jr, Skank e Planet Hemp têm essa fusão de estilos nas músicas”, comenta, explicando como isso faz parte do que ele pretende no próprio som. “E eu gosto de abraçar a brasilidade. Deixar tudo aquilo que te influencia conversar de alguma forma”.

O clipe de ‘Pé de Limão’

Junto à música, Caio Rivera também lança o clipe de ‘Pé de Limão’, gravado em frente ao limoeiro que inspirou a música. Por meio da quebra de expectativa, o músico reforça a mensagem de ver a fossa por um outro ângulo.

Músico de BauruFoto: Tiago Oliveira/Divulgação

O clipe, que começou a ser planejado em julho, é mais uma parceria com Elton Sabino, que comanda a produção e execução visual. Já o roteiro foi pensado por Caio, o que mostra uma característica dele como artista: contar visualmente a história das músicas.

“Meu foco é a mensagem, depois a música. É me ver primeiro como comunicador, depois como músico. Então eu gosto dessa linguagem audiovisual para passar o sentimento”, explica.

Acessibilidade

O clipe acompanha interpretação em LIBRAS, uma acessibilidade importante para o Caio. “Estava estudando sobre inclusão e fiquei refletindo sobre quem poderia não aproveitar a minha arte. Então pensei nos surdos e fui atrás para tornar o clipe mais acessível”, conta.

“E foi ótimo! Porque comecei a conversar com várias pessoas e descobri um mundo novo. As pessoas acham que os surdos não vão aproveitar, mas eles têm um envolvimento grande com música. Então fiz questão de investir”, acrescenta.

publieditorial
Serviço
Caio Rivera
Contato: linktr.ee/caioriveramusic
Instagram: @caioriveramusic
Youtube: /channel/UC13EGpFD9JKrBSTSOb_8zYg
Spotify: Clique aqui
Facebook: /riveracaio

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…