Em comemoração ao aniversário de 95 anos do local a Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), realiza uma trilha monitorada e gratuita nos dias 13, 15 e 20 de dezembro, a partir das 8h30. O ponto de encontro será na guarita do Horto.

Foto: divulgação/ Prefeitura de Bauru

Sobre o Horto Florestal de Bauru

Com o objetivo de reflorestar o Estado de São Paulo, Bauru foi um dos cinco municípios escolhidos para receber um Horto Florestal. Após as escolhas de São Paulo, Mairinque, Mogi das Cruzes e Bebedouro, o último a ser selecionado foi Bauru, que concorria com Jaú e Lins. Assim, a inauguração do espaço se deu em 1928.

O desempate foi feito de acordo com a posição privilegiada da cidade, que estava no encontro das estradas de ferro Sorocabana, Noroeste e Paulista. O local estipulado para a criação do distrito florestal bauruense estava localizado no bairro da Vargem Limpa, perto da Estrada de Ferro Paulista, e tinha fácil acesso à estrada de rodagem até Pederneiras, sendo uma vantagem estratégica no desvio de carregamento de mudas.

Foto: divulgação/ Prefeitura de Bauru

Atualmente, o Horto abriga plantios antigos instalados na forma de experimentos silviculturais de espécies exóticas, bem como arboretos implantados com o propósito de conservação de espécies nativas e exóticas.

Destaca-se por ser uma das principais áreas verdes do município, relevante para o desenvolvimento de atividades técnico-científicas e educativas nos diversos níveis de escolaridade, bem como esportiva e de lazer em contato com a natureza.

Serviço
Trilha Monitorada no Horto Florestal
Datas: 13, 15 e 20 de dezembro
Horário: 8h30
Local: Horto Florestal (Avenida Rodrigues Alves, quarteirão 38)
Contato: (14) 3203-0923
Evento gratuito

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…