Atendendo gratuitamente crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica desde 2013, a Associação Regional Flor de Liz teve reconhecimento por parte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o “Troféu Direitos Humanos – Dr. Gastão de Moura Maia Filho” na categoria pessoa jurídica.

Sem fins econômicos, a Associação Civil, Cultural e de Assistência Social surge como uma resposta à realidade vivida por crianças e adolescentes de Bauru e região. Por isso, tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, proporcionando uma convivência saudável a quem enfrenta situações de violência.

“Foi um momento muito especial para a Flor de Liz e uma honra. Esse prêmio trouxe a certeza de que, durante esses dez anos, estamos caminhando na direção certa. Além disso, trouxe visibilidade perante a sociedade de uma classe séria e ética que são os advogados e a OAB. Para nós tem um significado muito grande; é a coroação do nosso trabalho, comenta Jo Araújo, fundadora da Flor de Liz, sobre a homenagem.

Jo Araújo, fundadora e coordenadora da Associação Flor de Liz, durante a premiação

Sobre a Associação Flor de Liz

A Associação foi criada quando Jo Araújo teve contato com crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, negligencia familiar e em situação de abrigo institucional.

A bauruense percebeu as sequelas que as dores emocionais, psicológicas e sociais causam nas vítimas de violência e que têm o sonho de ter uma família. Pensando em quanto seria importante os pretendentes a adoção integrar-se e refletir sobre “quem é meu filho?”, “de onde vem?” e “o que ele precisa?” ela decidiu criar a Flor de Liz.

Dentre os serviços que a Flor de Liz oferece estão:

  • Atenção sócio-assistencial a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, com direitos ameaçados ou violados, vínculos familiares fragilizados, ameaçados ou rompidos.
  • Reintegração familiar, pois trabalha com famílias que têm riscos de perder a guarda de seus filhos ou já tem seus filhos abrigados.
  • Acompanhamento da criança ou adolescente pós-adoção.
  • Orientação para a adoção a todos interessados, com reuniões mensais ou atendimentos individuais.

Sobre o Prêmio

Idealizado pela Comissão de Direitos Humanos em 2007, o prêmio faz parte do calendário institucional da OAB-Bauru. Entre os objetivos está laurear aqueles que tenham prestado relevantes serviços na defesa dos direitos humanos no ano anterior à premiação.

Durante a solenidade de entrega, a Ordem discorreu sobre a Flor de Liz: “Esse reconhecimento não é apenas um prêmio, mas um tributo a Associação que tem sido uma luz na escuridão, oferecendo esperança, amor e proteção a quem mais precisa […] Que este premio seja um incentivo para continuar essa nobre missão de tornar o mundo um lugar mais justo e humano”.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…