Na última sexta-feira (02), ocorreu a abertura de duas exposições na Galeria Municipal Angelina W. Messenberg:  “Lucy Citti: Mais que um recorte”, de Lucy Citti Ferreira, e “Meu corpo é de argila, estou viva e recebo o dia”, da artista multifacetada Maria Eugenia Pinochet, mais conhecida como Kena. Ambas contemplam a 34ª edição da Exposição, Mulher e Arte (EXMARTE).

As exposições são gratuitas, abertas ao público e ficam disponíveis para visitação até 26 de março na galeria, situada na Av. Nações Unidas, 8-9, Centro. Elas contam com mediação durante a visita, desde que agendada por este link.

Sobre Lucy Citti em Bauru

Com obras do acervo da Pinacoteca, a exposição “Lucy Citti: Mais que um recorte” apresenta, pela primeira vez, as obras que foram doadas pela Pinacoteca do Estado de São Paulo ao acervo municipal de Bauru.

A exposição percorre a longa vida artística, a obra e história da artista paulista Lucy Citti Ferreira, uma forte personalidade feminina do modernismo brasileiro nas décadas de 1930 e 1940. A mostra apresenta em três eixos a totalidade de obras da artista legadas a Bauru:  formação e ascensão em São Paulo, a relação da artista com a crítica de arte e suas temáticas e, por fim, seu regresso a Paris.

“A exposição carrega a responsabilidade de deixar esse acervo no imaginário da cidade e das pessoas e também pretende rever a importância dos artistas modernistas no interior discutindo a ausência de Lucy e muitas outras nos grandes circuitos, pensando uma narrativa de protagonismo para esses na história da arte brasileira”, comenta o curador, Bruno Hartman. 

Sobre “Meu corpo é de argila, estou viva e recebo o dia” de Maria Eugenia Pinochet

Contemplada pelo Edital 574/22, “Meu corpo é de argila, estou viva e recebo o dia” apresenta um recorte da produção em cerâmica da artista multifacetada Maria Eugenia Pinochet, mais conhecida como Kena.

Abordando a dificuldade de se trabalhar com tal técnica, a exposição curada por Túlio Stafuzza propõe um novo olhar para as rachaduras e quebras que as peças sofrem quando saem do forno.

Serviço

Classificação Livre

Entrada Gratuita

Período da exposição: 03 de fevereiro a 26 de março de 2024

Local: Galeria Municipal Angelina W. Messenberg (Av. Nações Unidas, 8-9, Centro, Bauru-SP)

Horário: segunda a sexta das 9h às 17h (dias úteis) e sábado das 13h às 17h.

Agendamento de grupos pelo formulário online: https://forms.gle/nhcq4iqqKoaRRMns7

Informações: (014) 3232-1552

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…