Quem viu a cena do Ricardo Lopes pulando de alegria em dia comum na Sociedade Hípica de Bauru, deve ter achado inusitado. Mas era por um bom motivo. Ele estava comemorando o resultado de um exame de biópsia da companheira, Érica, apontando que ela não tinha câncer.

Nesse momento de alívio, em janeiro de 2023, Ricardo tomou duas decisões: casar oficialmente com a Érica em uma grande festa e lançar um serviço de buffet. No mesmo dia!

O casamento, no dia 20 de abril de 2024, com 250 convidados, foi um jeito de registrar no papel um relacionamento de 25 anos, já com filhos e netos.

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

Por outro lado, o buffet seria uma forma de estender o trabalho do Restaurante da Hípica, do qual ele é o dono, e atender um pedido dos clientes. Isso porque algumas pessoas perguntavam sobre a possibilidade da cozinha do local atender eventos. 

O empresário cedeu pela primeira vez a um amigo, preparando a comida do casamento dele. “Confesso que ali o ‘bichinho’ do buffet me picou. Foi um dia excelente! Os noivos adoraram e até hoje me agradecem. Os elogios dos convidados também me incentivaram a entrar nesse ramo”, relembra.

Foto: Marquinhos dos Reis

Foto: Marquinhos dos Reis

Reforma do salão e nova equipe

Para lançar o serviço, Ricardo fez uma reforma no salão do clube da Hípica. Todas as áreas foram modernizadas, foi criado um camarim para os clientes e a cozinha foi remodelada para ser exclusiva dos eventos e produzir uma maior quantidade de pratos.

Foto: Marquinhos dos Reis

Buffet da Hípica também conta com espaço externo (foto: Marquinhos dos Reis)

Além disso, o empresário contratou uma nova equipe, incluindo a Elaine Santos, especialista em mesa de frios, o Ronaldo Silva, antigo proprietário do São Lourenço e do buffet Comiato (que fazia eventos para até 3 mil pessoas), o João Pedro, formado em gastronomia e ex-cozinheiro do Agustina e Filipa, e Ronaldo Lopes, irmão do Ricardo.

João Pedro faz parte da equipe

Dessa forma, o buffet do Restaurante da Hípica oferece o aluguel do espaço, com capacidade máxima de 500 pessoas sentadas, e prepara o cardápio para qualquer tipo de evento, como casamentos, aniversários e corporativos.

Serviço de buffet

O cliente escolhe o cardápio

Um dos diferenciais do buffet da Hípica é preparar um cardápio personalizado. A equipe faz uma entrevista com os clientes, que podem escolher desde pratos simples, como por exemplo, strogonoff, a opções requintadas, como lagosta. 

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

“É uma conversa bem descontraída, para sabermos a expectativa e preferências”, explica Ricardo.

Segundo João Pedro, a cozinha vai, em seguida, pesquisar, testar e identificar a melhor forma de produzir cada prato. Antes do evento, são feitos alguns testes para os clientes degustarem.

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

Tudo pensando na excelência do serviço, enfatiza Ricardo. “É um dia de sonho para as pessoas. Nossa função, da cozinha aos garçons, é fazer com que o cliente tenha uma festa inesquecível”.

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

Uma década do restaurante

Apesar de recém-inaugurado, o buffet usa a experiência de 10 anos do restaurante da Hípica, que, aliás, também envolve uma mudança na vida do Ricardo. Nesse caso, da transição de carreira de vendedor para cozinheiro.

Em 2014, ele fez uma feijoada para o aniversário do irmão. Ao mesmo tempo, o presidente da Sociedade Hípica buscava ideias para um espaço vazio no clube. 

“Ele soube da minha feijoada e me convidou para fazer um evento com o prato no local. Esse lugar acabou virando o restaurante. Desde então, são dez anos fazendo feijoada todo sábado (risos)”, relembra.

O segundo prato no cardápio foi a parmegiana, feita com um molho especial do Ricardo e que, ainda hoje, é o carro-chefe do local. São feitas, em média, 400 unidades do prato a cada fim de semana.

No total, o restaurante, que só abre aos sábados e domingos, possui 12 opções no cardápio. Além disso, abastece diariamente os atletas da ABDA.

Dos pais ao filho

A vontade de trabalhar com gastronomia veio da mãe de Ricardo, uma “cozinheira de mão cheia”, e do pai, garçom de restaurantes como a Cantina Del Pópolo e curioso de como funcionava a cozinha dos locais em que trabalhava.

Inclusive, a receita do molho da parmegiana surgiu da experiência dos pais. “Minha mãe era empregada doméstica e trazia do trabalho um pote de almôndegas com molho de tomate que aprendeu lá. Meu pai me contava como era feito o prato na Cantina. Fui misturando as ideias até desenvolver o meu estilo”, relembra Ricardo.

Por isso a mudança de carreira para a gastronomia foi natural. “Desde então, nunca deixei de comandar a cozinha aqui do restaurante e ainda hoje gosto de pensar novos pratos. Me fascina estar dentro da cozinha. É meu momento de paz”, afirma.

Não à toa, Ricardo juntou os desejos de casar e ter o buffet. Decidiu passar mais de um ano entre o desenvolvimento do serviço e a preparação do casamento. 

No dia do evento, ele iniciou o pré-preparo na cozinha às 7h e estava pronto para a cerimônia às 18h. “Nervosismo em dobro. Passei o dia preocupado com o buffet e ansioso pelo casamento”, finaliza.

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

publieditorial

Serviço
Buffet do Restaurante da Hípica
Endereço: Av. José Henrique Ferraz, 7-15
Contato: (14) 99163-5763 | (14) 3206-9978
Instagram: @hipicarestaurante41

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

Serviço de buffetFoto: Marquinhos dos Reis

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Üne completa cinco anos em Bauru com balada, bar, delivery e organização de eventos

Atualmente, há três tipos de Üne: o bar, o delivery e o balada. Cada um com a sua proposta…