A frase jam session surgiu na década de 1920, quando os músicos brancos e negros se reuniam após seus shows para tocar Jazz e Blues, sempre de um jeito mais informalmente, podendo solar e improvisar à vontade.

Apesar da história de seu início ser confirmada, a origem do termo ainda é controverso: pode vir do inglês jam que significa geleia, em alusão à mistura de estilos que esta prática proporciona. Ou também das inicias da expressão Jazz After Midnight, que significa “Jazz depois da meia-noite”, já que a maior parte destas sessões acontece bem tarde.

Com a popularização do termo e o aumento da proficiência dos músicos, o termo passou a ser usado também em outros gêneros musicais em que a improvisação é usada, como o rock e o choro. E, ainda hoje, a jam ocorre, geralmente, sem nenhuma preparação prévia. Por aqui, o termo é conhecido como “canja” e surgiu lá na década de 60, mais precisamente no Clube dos Amigos do Jazz – CAMJA.

Foto: Divulgação/Instituto Cultural

Com base nessa história, o Instituto Cultural, em parceria com o baterista de jazz Luiz Manaia (também conhecido como Ralinho), decidiu criar a Jam Session do Instituto Cultural. O objetivo é reunir os melhores músicos de Bauru e região que estão de folga nas quintas-feiras para uma grande confraternização musical, no qual todos podem subir e fazer a sua ‘canja’.

Além do Ralinho, músico que dedica-se ao jazz, seja tocando ou estudando, desde 1992, outros dois músicos são os anfitriões da noite. São eles, Daniel Magalhães, no piano, e Fernando Lima, no baixo.

O evento ocorre toda quinta-feira, a partir das 21h. Todos os músicos que participarem, não pagarão portaria.

Foto: Divulgação/Instituto Cultural

Foto: Divulgação/Instituto Cultural

Serviço:
Jam Sessions no Instituto Cultural
Local: Rua Araujo Leite 34-17, em Bauru
Horário: a partir das 21h
Data: toda quinta-feira
Telefone: 998031991
Para saber mais, acesse: www.facebook.com/evento ou www.facebook.com/institutoculturalbauru

Todas as quintas-feiras as 22H no Instituto Cultural, Rua Araujo Leite, 34-17.
Os músicos que participam não pagam portaria.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…