josiel-bauru

Ele nasceu na Bahia e veio para Bauru com 13 anos por causa de seus pais que eram educadores. “Confesso que vim sem nenhuma vontade!”, relembra Josiel Rusmont. Mas mal sabia que essa mudança iria abrir portas e mudar toda a sua vida.

Foi a partir disso que Josiel teve o primeiro contato com a música. “Nessa época eu conheci um violonista, que era de Minas Gerais, e que tocava muito violão! Eu fiquei impressionado! Eu adorava ficar ouvindo-o tocar e foi aí que eu comecei a aprender tocar o violão”, conta.

Depois de fazer aulas para se aprimorar no instrumento, o músico integrou alguns projetos e abriu shows de bandas consagradas como Ultraje a Rigor e Los Hermanos, até o momento em que quis seguir o próprio caminho. “Quando eu comecei a tocar, eu não queria fazer cover. Sempre quis fazer as minhas canções. Eu já queria compor e desde sempre já arriscava fazer alguma coisa. Mas eu nunca quis ser o vocalista, morro de vergonha até hoje! (risos)”

Apesar da timidez, Josiel encarou o desafio e aceitou cantar em cima do palco. Depois da primeira oportunidade, não saiu mais dele! Hoje, suas composições falam um pouco de sua vida e dos momentos que já passou. “Quando eu canto uma música minha, eu sinto que estou dividindo com o público um pouco da minha trajetória e fico muito feliz em saber que o pessoal está se identificando! Com certeza, é isso que me deixa mais à vontade para subir no palco e continuar com a minha carreira”, comemora.

Além de cantor, Josiel também é produtor musical e por isso, garante que suas influências musicais são as mais diversas. Atualmente, suas autorias têm uma pagada folk com base no trabalho de John Denver. “Minha irmã me dava aula de inglês com as músicas dele. Apesar de nunca cantar nenhuma canção dele nos meus shows, com certeza é a minha maior influência. As suas músicas me marcaram muito!”, conta o artista.

Para o seu primeiro trabalho, Josiel contou com o acaso e mais uma viagem que, novamente, mudou o destino. O artista conta que já estava desanimado com o seu trabalho e tinha decidido apostar na carreira de produtor musical. Para esquecer o dia a dia, Josiel fez uma viagem com a esposa e o filho, de carro, passando por Brasília, Goiânia e Bahia. Foi assim que nasceu A Dúvida na Estrada, que surgiu a partir dessa indecisão em qual caminho seguir. O disco tem dez canções que fala sobre determinados pontos, sobre o cotidiano de Bauru, da estrada e das pessoas. “Um amigo meu até me perguntou: ‘Agora você não tem mais dúvida, né?’ E eu respondi: ‘Não tenho mais!’ “.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …