O hall de entrada do Sesc Bauru se transformou em um verdadeiro campo de futebol, com direito ao grito da torcida. Recriando o ambiente dos estádios, o Sesc abre ao público a exposição “A Copa de cada um nós”, até 3 de agosto, onde recursos cenográficos e tecnológicos se unem às memórias e lembranças afetuosas de cada um.
De acordo com a gerente da unidade, Celina Tamashiro, a escolha para abordar a Copa do Mundo, num sentido mais afetivo, recaiu sobre as memórias individuais de pessoas que viveram ou vivem uma relação estreita com o esporte, como é o caso do Juca Kfouri e a Magic Paula, por exemplo. “O projeto foi elaborado de forma a estimular as pessoas a fazerem uma imersão no mundo do futebol com a ajuda da tecnologia”, explica.
Tapete verde
Diversas caricaturas de personalidades ligadas ao esporte formam dupla com funcionários do Sesc, dando as boas vindas aos visitantes e criam uma linha condutora até o espaço expositivo – que mais lembra o “tapete verde”.
Tudo lembra o futebol. Após uma breve explicação sobre o que cada um vai ver e experimentar, os monitores acompanham os visitantes até a sala do “Super Pong”, um jogo eletrônico de esporte, inédito no interior paulista, em duas dimensões, que simula uma mesa de pebolim onde os controladores movem as linhas de jogadores no seu eixo.
A cada partida, 8 pessoas podem jogar simultaneamente, com direito a toda vibração da torcida, graças aos recursos de vídeo mapping, tecnologia capaz de fazer a reconstrução do espaço real existente através da adição de espaço virtual, nesse caso reproduzindo a estrutura de um estádio de futebol em 360º.
Depois do aquecimento do “Super Pong” é hora de se tornar um verdadeiro craque no espaço “Eu Jogador”, com o equipamento de imersão Oculus Rift, de tecnologia pioneira no país, que permite vivenciar a sensação de realizar embaixadas, dribles entre outros movimentos possíveis no Freestyle com uma bola de futebol.
Para a coordenadora de programação do Sesc Bauru, Camila Machado, a maior motivação do projeto elaborado pela equipe de Bauru, foi a de promover a reflexão sobre esse momento privilegiado do país.
“O esporte aproxima pessoas de diferentes culturas e oferece a oportunidade de se conhecer hábitos e valores. Estamos em sintonia com o movimento MOVE Brasil, que tem a intenção de criar um legado social, a partir da atenção dada aos esportes, além de estimular e valorizar o prazer da prática da atividade física, melhorando a qualidade de vida”, explica Camila.
O Sesc Bauru fica na Rua Aureliano Cardia, 6-71. A atração é gratuita.