desfile-cadeirante
Um dos destaques do evento é o Desfile de Moda Feminina Inclusiva com cadeirantes, produzido por Drika Valério. Foto: Amanda Rocha / Revista AZ

Já são 20 anos com dezenas de atividades das mais diferentes áreas artísticas, vindos de diferentes pontos do país. Bauru já recepcionou centenas de artistas que apresentaram espetáculos que emocionaram o público e quebraram paradigmas sobre a ‘capacidade’ e a ‘limitação’ da pessoa com deficiência.

E esse ano não será diferente! Novamente, os eventos irão acontecer em em diferentes locais como o Teatro Municipal, Praças Públicas e Galeria Municipal.

Confira a programação completa do evento e participe!

 

29/10 – Quarta-feira

13h30 – Hall do Teatro Municipal
Abertura da Exposição de Antonio Luis Martins (Toni) integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés.
Toni Martins mora na cidade de Botucatu. É integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. Desenvolveu a técnica de pintar com a boca.

13h30 – Galeria Municipal “Angelina Waldemarin Messenberg”
Abertura da Exposição de quadros dos artistas plásticos Toni Martins e Mariza Melo e de trovas impressas em tinta e em Braille dos trovadores Ercy Maria Marques de Faria e João Batista Xavier Oliveira, integrantes da União Brasileira de Trovadores (UBT) – Delegacia de Bauru. Ercy Maria Marques de Faria é escritora, membro da Academia Bauruense de Letras, é trovadora premiada em dezenas de concursos nacionais e internacionais e, desde 1989 é delegada local da União Brasileira de Trovadores. João Batista Xavier Oliveira, poeta, trovador, integrante da União Brasileira de Trovadores (UBT) – Delegacia de Bauru.

14h – Teatro Municipal
Solenidade de Abertura com pronunciamento das autoridades. Apresentação do Coral Infantil do Lar Escola Santa Luzia para Cegos. Exibição dos filmes do “Festival Assim Vivemos” (Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência). Perfil: Tiago Lacerda: O estudante de Física da UFF, que tem paralisia cerebral, nos mostra seu percurso diário no Campus universitário e seu cotidiano com colegas e professores. (3 min., Brasil)

Melhor ou Pior
Direção: Jocelyn Cammack (9 min., Reino Unido, 2000)
Sinopse: “Melhor ou Pior” mostra o mundo de uma menina de 8 anos, Rachel, enquanto ela vive uma série de experiências que tentam dar sentido à sua deficiência visual. O filme é autobiográfico. Diz ela: “Tendo passado a maior parte da minha infância sendo reprovada numa série de testes de visão, eu quis explorar qual a aparência e, o mais importante, qual a sensação de viver num mundo delineado pela miopia.” Um filme sobre as tentativas de Rachel de trapacear no exame de vista e expandir seu campo visual, mas também sobre até que ponto ser diferente pode ser qualificado como melhor ou pior.

Ver e Crer
Direção: Tofik Shakhverdiev (13 min. Rússia, 2007).
Sinopse: Sergey tem 22 anos. É cego desde os oito. Está no terceiro ano da universidade, onde estuda computação. É muito independente e adora praticar esportes – futebol e judô. Sergey aprendeu a perceber a trajetória da bola através da audição. Desenvolveu esta capacidade jogando “golbol”, um jogo semelhante ao futebol, jogado por pessoas com deficiência visual parcial ou total. O filme mostra um pouco da sua vida, seus amigos, hobbies, estudos e esportes favoritos.

A largura e o comprimento do céu
Direção: Dominique Margot (Suíça, 23 min., 1998)
Sinopse: O filme mostra a vida e o trabalho de Jean-Claude Grenier, que nasceu com ossos frágeis, domou a deficiência e se tornou ator, fascinando o público europeu ao atuar na versão para o teatro do polêmico filme Freaks. O filme também mostra Jean-Claude em outras montagens teatrais europeias de beleza extraordinária.

Mesa redonda “Inclusão cultural de pessoas com deficiência visual: o contexto cinematográfico”
Com: Isabel Pitta Ribeiro Machado (Audiodescritora, Assessora na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas), representando Emmanuelle L. G. Alkmin Leão. Lara Pozzobom (Doutora em Literatura Comparada – Literatura e Cinema, produtora de cinema e curadora do Festival Assim Vivemos);

19h – Teatro Municipal (agendamento para educadores)
Exibição dos filmes do Festival Assim Vivemos:
Perfil: Tiago Lacerda: O estudante de Física da UFF, que tem paralisia cerebral, nos mostra seu percurso diário no Campus universitário e seu cotidiano com colegas e professores. (3 min., Brasil, 20??)

Somos a PHAMALY
Direção: Daniel Junge (EUA, 19 min., 2003)
Sinopse: Esta não é uma noite de estreia comum, nem uma trupe qualquer. Conheça a PHAMALY (Liga Amadora de Atores Musicais com Deficiência Física). Cada membro deste elenco enfrenta desafios extraordinários para simplesmente conseguir chegar ao teatro. Acompanhamos o processo de montagem de uma peça de Shakespeare, desde os testes de admissão até a estreia, passando pelos momentos de dúvida e desespero nos ensaios, até a euforia da estreia.

Sobre o amor
Direção: Tofik Shakhverdiev (Rússia, 26 min., 2003)
Sinopse: Em uma escola para pessoas com deficiência na Rússia, crianças divertidas falam sobre seu cotidiano, seus planos e especialmente sobre namoro e sobre o amor. Acompanhamos as aulas, as festinhas da escola e conhecemos especialmente a intimidade de duas crianças extremamente carismáticas.

Mesa redonda “Educação sem barreiras: Acessibilidade no contexto pedagógico”
Com: Lara Pozzobom- Doutora em Literatura Comparada – Literatura e Cinema, produtora de cinema e curadora do Festival Assim Vivemos. Profa. Dra. Sandra Eli Sartoreto – Doutora em Educação, docente da UNESP/Marília. Coordenadora do projeto Observatório de Educação da CAPES. Dorival Vieira – Psicólogo e Psicoterapeuta

 

30/10 – Quinta-feira

9h – Teatro Municipal
Agendamento para estudantes dos 8º e 9º ano do ensino fundamental II e dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Exibição da Websérie #E_Vc? (Produção de legendas e áudio descrição do Grupo de Pesquisa Mídia Acessível e Tradução Audiovisual da FAAC/UNESP, Bauru, 6 min., 2013/2014)

Festival Assim Vivemos
Perfil: Tiago Lacerda: O estudante de Física da UFF, que tem paralisia cerebral, nos mostra seu percurso diário no Campus universitário e seu cotidiano com colegas e professores. (3 min., Brasil)

Sobre o amor
Direção: Tofik Shakhverdiev (Rússia, 26 min., 2003)
Sinopse: Em uma escola para pessoas com deficiência na Rússia, crianças divertidas falam sobre seu cotidiano, seus planos e especialmente sobre namoro e sobre o amor. Acompanhamos as aulas, as festinhas da escola e conhecemos especialmente a intimidade de duas crianças extremamente carismáticas.

Mesa redonda: “E você? Aceita as diferenças?”
Lara Pozzobom: Doutora em Literatura Comparada: Literatura e Cinema, produtora de cinema e curadora do Festival Assim Vivemos;Lucinéa Marcelino Villela – Doutora em Comunicação e Semiótica. Docente da UNESP/Bauru, coordenadora do Grupo de Pesquisa “Mídia Acessível e Tradução Audiovisual” do Departamento de Ciências Humanas da FAAC; Thomaz Atanázio – Atleta da natação, marceneiro, estudante de Informática; Fábio Manfrinato – Campeão mundial de queda de braço, consultor de acessibilidade e vereador da Câmara Municipal de Bauru.

14h – Teatro Municipal
Apresentação artística das entidades que atendem pessoas com deficiência de Bauru e região

*APIECE – Apresentação de teatro, música e dança inspirada no Hino Nacional Brasileiro

*Dançarina e Artista Plástica Mariza Melo

*EE Ernesto Monte – Coral de Libras “ENCANTO”

*APAE/Bauru – Dança “A Vendedora de rosas”

*SORRI – Coral com a música “Além do arco íris” da trilha sonora do filme “O Mágico de Oz”

*Músico Lucas Eduardo Peres Gonçalves

*APAE/Lençóis Paulista – Grupo de Flautas e Grupo Vocal

*SORRI – Dança representando o jardim de papoulas do Espetáculo “O mágico de Oz”

*APAE/Bauru – Teatro “A vida como ela é”

* Associação de Surdos de Lençóis Paulista – Coral de Libras ” Mãos que Falam “

*APAE/Lençóis Paulista – Fanfarra

* Grupo de Dança “Inclusão” de Lençóis Paulista

*APAE/Bauru – Dança “IN-suportáveis”

19h – Centro Cultural
Lançamento dos livros da Coleção INCLUIR – Trabalhando as Diferenças de Júlio Cesar Paes
Pedagogo com Habilitação em Educação Especial e Gestão Escolar, Pós Graduado em Educação Especial Psicopedagogia.
Atualmente trabalha como Orientador Pedagógico de Educação Especial nas Prefeituras Municipais de Agudos e Bauru.
Apresentação de dança da Academia Denize Dezotti

20h30 – Teatro Municipal
Apresentação da Banda Vision, formada por deficientes visuais da Associação e Movimento de Assistência ao Indivíduo Deficiente de Jaú e Região (AMAI)

 

31/10 – Sexta-feira

9h – Teatro Municipal
Encontro de estudantes do ensino médio com Gabriel Neves Poli, deficiente visual, premiado em campeonatos de videogames (agendamento para estudantes dos 8º e 9º ano do ensino fundamental II e dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio). Gabriel, que perdeu a visão aos 2 anos, gosta muito de jogos de luta e “deu o que falar” no torneio de Tekken Tag Tournament 2, um dos títulos disputados no evento, realizado em agosto deste ano. Para enfrentar seus oponentes, Gabriel explicou como ele consegue enfrentar – e vencer – mesmo sem enxergar: “Pelo som e a vibração do controle”. Segundo seu relato, como é jogador de Tekken desde os primeiros títulos do game, ele acha fácil executar combinações de golpes quando não é atingido pelos seus oponentes. Gabriel fará uma demonstração de sua técnica, contará um pouco do seu dia a dia e jogará com alguns integrantes da plateia.

15h – Bauru Shopping
Apresentação/vivência com Gabriel Neves Poli, deficiente visual, vencedor de campeonatos de videogames.

19h – Teatro Municipal
Agendamento para alunos do EJA, do Curso de Moda do SENAC, da FIB, da USC)
Desfile de Moda Feminina Inclusiva com cadeirantes, produzido por Drika Valério, design, técnica em Moda e Estilo, 1º Lugar no 4º Concurso de Moda Inclusiva promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo em novembro de 2012.

 

01/10 – Sábado

20h – Teatro Municipal
Apresentação do Ballet de Cegos Fernanda Bianchini, grupo que participou da cerimônia de encerramento das Paraolimpíadas de Londres em 2012. A “Associação de Ballet e Artes Fernanda Bianchini” existe desde 1995 e é reconhecida mundialmente por um método pioneiro desenvolvido pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Coneglian Bianchini Saad. A Associação dá aulas gratuitas para deficientes de todas as idades, com aulas de Ballet Clássico, Sapateado, Dança de Salão, Danças para terceira idade, Ballet para adultos e música. Com esses cursos, os alunos melhoram a postura, o equilíbrio, a noção espacial e a autoestima, além de romper barreiras e preconceitos.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …