acusticos-calibrados1

Quem frequenta os bares e as casas noturnas de Bauru com certeza já viu Márcio, Euler, Xavier e Rica no palco. Os músicos estão na ativa desde 2008 com a Acústico & Calibrados e fazem o maior sucesso por onde passam.

A prova disso é que a banda surgiu em uma época em que o som acústico estava em alta, o famoso ‘eletro rock’ e, até hoje, animam a todos com o mesmo estilo de anos atrás.

“Naquela época, os bares davam muita abertura para esse tipo de banda que a gente até comentava que eram ‘simuladores de rock’, porque tinham dois ou três caras tocando o som. Rolava esse movimento, mas não era o rock clássico, era mais um pop rock. Mas a gente queria passar por todas as fases do rock. E começamos de um jeito bem despretensioso… na verdade a gente queria tomar cerveja e não ficar pagando” (risos), brinca Euler.

Nesse início, a banda era formada por Márcio, Euler e Xavier que tocavam blues e, depois, passaram para o rock. Posteriormente, foi a vez de Rica entrar e deixar o grupo completo.

“A gente já tinha a Trio Calibrados e começamos a fazer um som mais acústico que, como o Euler disse, tinha muita abertura na época. Daí a banda já existia e o Rica entrou para completar… ele era aquele cara chato que ia em todo show e acaba tocando com a gente! De tanto ficar lá enchendo, deixamos ele entrar (risos)”.

Como tudo estava dando muito certo, a partir de 2011, eles decidiram tornar tudo mais conceitual – dica que receberam de um cliente em um bar. A partir daí, a Acústico & Calibrados começou a usar os famosos uniformes, boina e all star.

“Foi aí que decidimos criar a ‘farda’ mais temática. Tudo desenvolvido pelo Xavier, o nosso estilista! Os croquis são todos dele! E estamos pensando em criar um modelos novos para aguentar o calor de Bauru…”, diz Rica e Euler brinca: “Engraçado, regime ninguém quer fazer né? Só querem ir trocando a roupa!” (risos).

Histórias não faltam!
Com tantos anos de parceria, a Acústico & Calibrados já passaram por muitos perrengues por aí. A última situação foi em um cruzeiro musical que aconteceu o ano passado. Durante a viagem, eles perderam todos os equipamentos e tiveram que tocar com instrumentos emprestados dos outros músicos que iriam se apresentar no local. “ A gente percebeu que estava tudo muito estranho e eu até filmei toda a situação, o momento que eles pegaram os instrumentos e filmei o rosto de todo mundo; inclusive eles falando que os instrumentos iam para a nossa cabine e que não tinha problema. No dia seguinte, chegou a hora do show e nada dos nossos instrumentos! A sorte é que outras pessoas emprestaram e conseguimos fazer os shows, mas ninguém explicava nada. O pior foi que, depois de quase uma semana, quando acharam os instrumentos e, finalmente íamos tocar com eles, a outra banda tinha quebrado a iluminação do local e o nosso show foi cancelado! A gente não acreditava no que estava acontecendo…”, relembra Márcio.

Novos planos
Para 2015, a Acústico & Calibrados vai investir no som autoral, que está ganhando mais espaço na cidade e sendo melhor aceito pelo público. Os músicos acreditam que as outras bandas estão mais unidas nesse movimento e, por conta disso, o público está aceitando as músicas próprias de uma forma melhor.

“É incrível a gente ir a um show, tocar uma música nossa, e ver o público cantando. É uma sensação muito boa ver que eles estão curtindo uma coisa nossa e não só o cover”, conta Rica.

Em breve, eles irão lançar um EP só com as músicas autorais, gravar um DVD e mais um videoclipe, que dessa vez será da música ‘Cerveja’.

“Esse ano a gente já tem vários projetos, além de outras ações que estamos fazendo. Com o lançamento da nossa música no Programa Revista de Sábado, conseguimos atingir um outro público, que foi o infantil. A molecada curtiu muito e recebemos várias mensagens dos pais dizendo isso… foi muito legal. Nós conseguimos atingir o público infantil sem ferir o ludismo delas. Repercutiu muito na molecada! Então está acontecendo muita coisa e vem mais por aí”, finaliza Euler.

Para conhecer a agenda da Acústico & Calibrados, acesse a agenda no app do Social Bauru! Download grátis para iOS e Android! Apple Store: http://goo.gl/vdh7YS e Google Play: http://goo.gl/3jWf8f

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …