matteus1-link1
virei-adulto

Com 19 anos, Matteus Baptistella resolveu sair de casa e vir morar em Bauru. Com o tempo e as dificuldades que foram surgindo, Matteus resolveu montar um blog para dividir os momentos que estava passando e poder ajudar outras pessoas. Três anos depois, o bauruense de coração comemora o sucesso de Virei Adulto, e agora?, blog que já teve acesso até de pessoas nos Estados Unidos e China!

O estudante conversou com o Social Bauru e falou sobre o blog e os desafios que chegam com a maturidade! Confira o bate-papo:

O que você fala no seu blog?
Matteus: Sobre cultura, moda, comportamento, culinária , viagem e tudo o que envolve a nossa vida quando viramos adultos.

Quando você criou o blog?
Matteus: Então, eu sou da época do Fotolog. Eu tinha uma conta que era muito acessada, com mais de 100 mil visitas. Aí começaram os blogs e eu gostei muito, mas não tinha coragem de criar o meu. Eu sou de uma cidade pequena, de Pirajuí, e lá não tinha essa cultura de blogs. Aí, com 19 anos, eu vim para Bauru. Eu percebia que precisava crescer, amadurecer e criar mais responsabilidade. Foi aí que eu pensei em criar o blog, porque estava passando por uma fase de mudanças – lá eu morava com a minha mãe e aqui eu vim morar sozinho. Então, eu tinha que fazer tudo e percebi, neste momento, que eu tinha virado adulto. Todo mundo tem uma hora na vida que percebe que cresceu que, finalmente, virou adulto e essa foi a minha. Foi e está sendo uma experiência incrível. Tudo é novo. Eu comecei a seguir o meu destino e não tinha mais ninguém me guiando. Eu sempre falo que você não vira adulto com a idade, e sim com a maturidade. Foi isso o que aconteceu comigo. Como eu saí de casa muito novo, tive vontade de compartilhar minha história, meus erros e acertos. A forma que eu encontrei foi com o blog, já que eu sempre fui apaixonado por tudo o que eu falo nele. O meu objetivo não é ditar comportamento ou tendência, mas compartilhar tudo o que acontece comigo.

E por que você sentiu essa vontade de sair da casa da sua mãe aos 19 anos?
Matteus: Porque eu precisava viver outras coisas, passar por outras experiências e enriquecer culturalmente também. Foi uma necessidade minha. Aí, dividi apartamento por um período e há um ano eu moro sozinho de fato.

Você deu mais valor a tudo o que a sua mãe fazia na sua casa?
Matteus: Com certeza! Eu comecei a perceber certas coisas que eu não tinha noção.

Foi um choque, né?
Matteus: Foi sim, o começo foi bem difícil. De repente, eu tive que começar a fazer tudo. A minha cama ia continuar desarrumada se eu não fizesse nada, a louça ia continuar na pia, e eu ia continuar com fome se não começasse a cozinhar. Acredite: uma hora você enjoa de lanche! (risos). Então, ter que começar a fazer tudo isso foi um choque.

Em algum momento você pensou em voltar para a casa da sua mãe?
Matteus: Não, em nenhum momento. Mesmo com as dificuldades, que são muitas, eu nunca pensei em voltar. Sempre tive muito certo na minha cabeça que eu tinha que andar sempre para frente e voltar para casa nunca esteve nos meus planos.

E há quanto tempo você tem o blog?
Matteus: Tenho há três anos.

Você tem alguma rotina de postagens?
Matteus: Não tenho. Por conta do meu trabalho e da minha faculdade, é difícil ter esta rotina. Mas tento sempre postar a cada dois dias.

Você faz tudo sozinho?
Matteus: Sim. Às vezes eu recebo ajuda da minha sobrinha de 15 anos que adora escrever. Ela escreve um pouco, mas toda a edição é minha. E eu pretendo seguir sozinho porque o blog fala sobre a minha vida, o meu dia a dia e sobre a minha opinião.

Tudo acaba virando uma boa pauta?
Matteus: Tudo o que acontece na minha vida pode ser algum assunto legal para o blog. Eu falo sobre a rotina de um jovem que virou adulto, sobre as responsabilidades, conquistas, relacionamento, dou dicas de culinária, enfim, tudo o que começou a fazer parte da minha rotina depois que eu saí de casa.

E você recebe esse feedback do público?
Matteus: Sim e está surpreendente. Várias pessoas que leem o blog vêm falar comigo, me adicionam no Facebook, ficam meus amigos e esta troca é muito boa. Um dos posts mais lidos do blog é sobre dicas para o primeiro encontro e muita gente já veio me falar sobre isso, que leu e que gostou das dicas. É bom saber que eu faço parte da vida deles de alguma forma. Também já tive muitos leitores de fora – até da China! E já recebi propostas de várias empresas querendo parceria com o blog. Outro dia, uma pessoa da L’Óreal entrou em contato comigo para uma parceria, uma matéria no blog. Poxa, é muito bom ser reconhecido pelo seu trabalho!

Você pensa em seguir com esta profissão, assim como muitos blogueiros?
Matteus: Não penso. Mesmo com esse sucesso que estou tendo, eu quero continuar tendo o blog como um hobby. Porque o legal é isso, é poder escrever sobre qualquer coisa sem a pretensão de fazer sucesso. Eu tenho meu emprego, minha faculdade, e quero continuar seguindo com esse hobby. Eu sempre vou atrás de coisas novas, outros assuntos, mas sem pretensão.

Você já teve algum momento de que não queria mais ser adulto? Sentiu saudade da infância?
Matteus: Ah, acho que todo mundo tem saudade da infância, né? (risos). Era tão bom ficar assistindo tevê, sem ter nenhuma preocupação. Mas eu gosto de ser adulto; não tenho do que reclamar.

Na sua opinião, os jovens estão demorando para se tornarem adultos?
Matteus: Acredito que não. Pelo contrário! Acho que cada vez mais cedo os adolescentes já querem ser adultos, independentes. Hoje é tudo mais adiantado. A diferença é que a maioria não está preparado para as responsabilidades que vêm com a vida adulta.

E quais as melhores coisas em virar adulto?
Matteus: Ah, é muito bom! Eu posso fazer qualquer coisa no momento que eu quiser. Se eu não quiser lavar a louça naquele momento, posso esperar o dia seguinte! (risos). E é muito bom chegar em casa e ver que tudo o que eu tenho, eu conquistei com o meu esforço. Quando eu cheguei em Bauru, eu tinha um colchão e um televisão somente. Hoje tenho um apartamento todo mobiliado com o meu esforço. É muito gratificante ter virado adulto e ter conquistado tudo isso.

Para saber mais, acesse: www.vireiadulto.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…