japao1

Após a estreia no Rio de Janeiro, e passagens por Curitiba e Brasília, a Exposição Itinerante Cerâmica do Japão: A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês chega a Bauru, onde estará em cartaz a partir desta segunda-feira (21) até o dia 20 de abril, dividida em duas etapas.

Na primeira fase, até 3 de abril, estarão expostas as peças provenientes das regiões de Arita & Karatsu, Hagi, Bizen, arredores de Kyoto e Tamba e Kutani & Kanazawa. Na segunda fase, a partir de 6 de abril, a visitação será para as obras das regiões Seto & Mino e arredores de Tóquio e Mashiko.

A visitação à exposição acontecerá no Centro Cultural de Bauru, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h, com exceção dos dias 4 e 5 de abril e feriados. Em 21 de março, dia da abertura, a exposição acontecerá apenas a partir das 20h.

Promovida pela Fundação Japão, esta é a última etapa da mostra, que trouxe ao país obras de 35 artistas em atividade nas sete regiões mais representativas dos fornos no Japão. Daqui, a mostra segue para a Nova Zelândia.

Vasilhames
O tema desta exposição, “Vasilhames”, revela a perspectiva de cada artista na compreensão da funcionalidade deste objeto tão presente no dia a dia dos japoneses, assim como a sua visão sobre a situação atual e o futuro da cerâmica japonesa.

Segundo Masami Shiraishi, curador e diretor do Museu de Arte da Província de Yamanashi, o Japão é um dos países em que a arte da cerâmica floresceu com grande prosperidade.

“O país não só conta com um grande número de ceramistas, como também com um contingente significativo de apreciadores dessa arte”, afirma.

Para o curador da mostra, o privilégio de ter as quatro estações nitidamente distintas e um clima ameno e diversificado provavelmente conferiram ao povo japonês uma forte afeição por objetos feitos de elementos básicos da natureza, como a argila.

“Além da produção comercial de artefatos destinados ao uso prático cotidiano, os ceramistas demostram uma riqueza na originalidade. Alguns visam o uso prático, enquanto outros buscam a criatividade, empregando a técnica tradicional às formas; outros, ainda, utilizam a argila simplesmente como elemento básico para moldagens experimentais.”

A mostra revela também a compreensão de cada artista sobre as funções dos vasilhames, apresentando a natureza da cerâmica japonesa atual. Enquanto alguns buscam o aprimoramento das técnicas tradicionais, muitos acrescentam refinamento ao design com o intuito de criar obras de arte ainda mais originais. Outros, livres das limitações da tradição, buscam novas formas, adaptando-as ao estilo de vida moderno, criando obras ainda mais notáveis. Há, ainda, aqueles que procuram enfatizar a praticidade da cerâmica na vida contemporânea. Em comum, os ceramistas têm a dedicação a uma arte inovadora para a próxima geração.

Programação
21 de março a 3 de abril
Exposição das Regiões Arita & Karatsu, Hagi, Bizen, arredores de Kyoto e Tamba e Kutani & Kanazawa

6 a 20 de abril
Exposição das Regiões Seto & Mino e arredores de Tóquio e Mashiko
Exposição Itinerante Cerâmica do Japão: A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês
Local: Centro Cultural de Bauru – Galeria Angelina W. Messenberg
Endereço: Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro – Bauru, SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; sábados e domingos, das 9h às 17h (exceto feriados e dias 4 e 5 de abril)
Mais informações: (14) 3235-1088 | 3232-9493
Entrada Franca

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…