exposicao-bauru

A Pinacoteca Municipal recebe, a partir desta sexta-feira (24), às 20h30, a exposição fotográfica “Kopenoti: Casa do Índio” do Fotoclube de Bauru, que retrata os índios Terena, predominantes na Kopenoti.

No município de Avaí, desde 1913 existe a Reserva Indígena de Araribá. Nela, os índios das etnias Terena e Guarani dividem-se em quatro aldeias: Ekeruá, Nimuendaju, Tereguá e Kopenoti.

Os Terenas são originários de diversos países da América Latina, onde hoje ficam Argentina, Bolívia, Paraguai e Brasil; chegaram à Avaí em 1912.

Segundo a organização, as imagens retratam os mais diversos aspectos do dia a dia e da cultura Terena. Atualmente, os índios Terenas de Araribá sobrevivem a partir da agricultura, da confecção de utensílios típicos vendidos ao público e de trabalhos formais ou informais, prestados em fazendas e nas cidades. Recebem educação formal segundo as diretrizes das escolas públicas do Estado, mas contam também com aulas da língua terena, sua língua originária. Seguem seus costumes, embora já, aculturados mantém suas tradições simbólicas, como por exemplo na utilização das pinturas corporais, onde as cores possuem um significado; o preto, pela morte dos antepassados, ou o branco, sinalizando a busca da paz entre os povos indígenas e não indígenas.

A exposição é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e do Fotoclube de Bauru e ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 22 de julho.

As fotografias são de autoria de associados do Fotoclube: Eber Moscheto, Tete Monteiro, Jucivaldo Passos e Jacqueline Saviolli.

Serviço
A Pinacoteca, espaço Casa Ponce Paz, fica na Rua Antônio Alves, 9-10, esquina com a Rua Ezequiel Ramos.
Telefone para contato: 3232-1552.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …