inovasol-topo

Desde criança, Gabriel Gonçalves já sabia com o quê iria trabalhar. Enquanto algumas pessoas ficam em dúvida sobre qual profissão irão seguir para o resto da vida, o bauruense tinha a plena certeza: faria algo para salvar o meio ambiente. O tempo passou, os desafios foram surgindo e a certeza continuou. Em 2008, Gabriel passou no vestibular da Universidade de São Paulo em Engenharia Ambiental.

Já no início do curso, o bauruense começou a desenvolver estudos relacionados à sustentabilidade. Durante este período, Gabriel ganhou uma bolsa para trabalhar no México, onde atuou com a produção de hidrogênio a partir do tratamento de esgoto; e na Austrália, em uma empresa de certificação de sustentabilidade de materiais de construção, além de ter um projeto apresentado no Canadá.

De volta a Bauru com o diploma de engenheiro e muitas experiências profissionais na mala, Gabriel se empenhou em abrir uma empresa que desenvolve projetos de energia solar. Assim surgiu a InovaSol – Energia Fotovoltaica, inaugurada recentemente na companhia de seu pai Sidnei Ruas. “Durante meses realizei cursos para projetos e instalação de sistemas solares. Com o apoio e a parceria de meu pai, que abriu a empresa comigo e também é responsável pela parte administrativa, estou realizando este sonho”.

Para a equipe do Social Bauru, Gabriel contou sobre a sua trajetória até aqui, a felicidade em poder trabalhar com algo tão benéfico ao meio ambiente e as vantagens sustentáveis e econômicas da energia solar. Confira:

Como surgiu o interesse pela engenharia ambiental na sua vida?
Gabriel: Eu sempre tive uma preocupação muito grande com o meio ambiente e me interessava pelo assunto. Eu era aquele que sempre sabia de informações que alguns amigos diziam ser ‘conteúdo inútil’! Como por exemplo, o tamanho do coração da baleia (risos). Sempre tive consciência dos problemas ambientais e tinha vontade de fazer algo a respeito. No ensino médio quando fazia testes vocacionais, sempre indicaram cursos relacionados ao meio ambiente. Por isso, sabia que era com isso que atuaria.

Quando surgiu a InovaSol?
Gabriel: Ela é jovem, assim como é o mercado de energia solar. Inauguramos início do ano. Ela começou a ser idealizada a dois anos com a crise hídrica, o aumento das tarifas de energia e a regulamentação dos sistemas solares. Era preciso trazer essa opção para os bauruenses.

Por que você escolheu desenvolver este projeto em Bauru?
Gabriel: Eu nasci em Bauru e assim que me formei, já quis voltar para cá. Queria oferecer essa alternativa que une a sustentabilidade econômica com a ambiental à minha cidade.

Gostaria que explicasse como funciona a energia solar.
Gabriel: A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia antiga. É usada em satélites há décadas, mas a escala comercial veio há pouco tempo, início dos anos 2.000. Já no Brasil, somente final de 2012 é que saiu a legislação que regulamentou a instalação em residências e empresas. Seu funcionamento se dá pela transformação direta da luz solar em corrente elétrica através do efeito fotovoltaico apresentado pelo material presente nas placas. Essa energia pode ser usada em qualquer dispositivo elétrico. E toda energia gerada que não é utilizada pela casa no momento que é produzida, é enviada para a rede pública gerando créditos que são medidos no relógio da concessionária.

E se não fizer sol?
Gabriel: No caso de faltar sol durante o dia, o cliente utilizará os créditos ou energia da rede elétrica. A casa não ficará nunca sem energia em um dia nublado, pois o sistema solar e a energia da rede trabalham se complementando. Quando se faz o projeto, já é considerada a média de dias nublados, para que o sistema possa gerar créditos de energia suficientes em dias de sol para as noites e dias nublados. É importante falar que os créditos gerados são automaticamente usados quando é necessário e valem por até 5 anos.

inovasol-2

Quando utiliza a energia elétrica, a residência recebe uma conta?
Gabriel: Sim, mas ela é diferenciada, pois informa o balanço de créditos de energia. É importante saber que mesmo produzindo toda a energia há uma taxa mínima a ser paga para a concessionária, de aproximadamente 50 reais. Quando jogamos a energia excedente na rede em forma de créditos, estamos usando um serviço de armazenamento da concessionária o que possibilita termos um sistema sem uso de baterias. Para um cliente que pagava 1000 reais e passa a pagar 50, é uma redução de 95% da conta.

Alguns lugares não são propícios para a energia eólica (transformação da energia do vento em energia útil). Com a energia solar também é assim?
Gabriel: Nem todo lugar é viável se instalar um sistema solar, mas a luz solar é a fonte mais abundante e acessível para a área urbana em nossa região. Vemos isso pelos números de novos sistemas conectados onde mais de 90% são de fonte solar. A viabilidade da instalação solar é determinada por uma visita ao local, mas a inviabilidade de instalação naquele local não é o fim. Pois o sistema não precisa ser instalado necessariamente no local onde será usada a energia. A legislação permite que um sistema instalado em uma chácara por exemplo, gere energia para a casa, apartamento e/ou empresa ao mesmo tempo. Também é possível que um grupo de indivíduos rateiem a energia de um único sistema solar. São muitas as possibilidades.

Esta instalação é recomendável para qualquer pessoa?
Gabriel: Sob o aspecto ambiental a instalação solar é recomendada para todos, pois é a forma mais limpa de produzirmos energia. Financeiramente, o sistema é mais vantajoso para clientes residenciais que consomem mais de 300kWh/mês o aproximadamente R$180,00/mês e comerciais acima de 700kWh/mês aproximadamente R$350,00/mês. Quanto maior o consumo de energia mais interessante financeiramente é a instalação do sistema.

E o que acontece no caso de acabar a energia da rua? A casa também ficará sem?
Gabriel: Sim, por questões de segurança, quando a energia pública é interrompida os equipamentos solares devem ser desligados, isso ocorre automaticamente. É a forma de não colocar os funcionários da concessionária em risco quando desligam a rede para realizar uma manutenção.

Quais as vantagens para o meio ambiente com a implementação da energia solar?
Gabriel: São muitas. A implementação em escala de sistemas solares em residências e empresas não só reduz significantemente as emissões de gases de efeito estufa, mas também evita obras gigantes com grande interferência no meio ambiente. As termoelétricas brasileiras seriam menos utilizadas em períodos de seca quando precisam complementar a baixa produção das hidroelétricas. A implementação de uma nova usina hidrelétrica tem impacto ambiental significativo mesmo fazendo uso de uma fonte renovável. Quando se inunda hectares de floresta sem remover a vegetação toda essa matéria orgânica apodrece e libera metano que é 23 vezes superior ao CO2 no efeito estufa.

Como foram as suas experiências no exterior?
Gabriel: Eu entrei na faculdade em 2008 e comecei a desenvolver um trabalho na produção de hidrogênio. Por conta desse projeto, tive a oportunidade de fazer o mesmo no México. Enquanto eu estava lá, o projeto que eu desenvolvia aqui no Brasil foi exposto em uma conferência no Canadá. Depois também tive a oportunidade de ir para Austrália onde trabalhei em uma empresa que faz certificação de material de construção. Nós avaliávamos todo o ciclo de vida da fabricação do produto e era possível verificar quão sustentável ele era.

O que você pode dizer para quem ainda não conhece muito bem o sistema de energia solar?
Gabriel: Trata-se de uma das tecnologias de geração de energia mais limpas do mundo, que utiliza uma fonte abundante e gratuita. Dentro de poucos anos também estará alimentando carros elétricos. A energia solar é uma das principais apostas para conter o aquecimento global e suas consequências. Nosso site e nosso Facebook possuem várias informações e postamos notícias, como a tramitação no Congresso sobre o projeto de lei que autoriza saque do FGTS para compra do sistema solar. É só curtir pra ficar atualizado. Também me disponho a conversar com os interessados sobre a tecnologia para compreender melhor todos os benefícios, só agendar um horário comigo.

E qual a sensação de poder trabalhar com algo que sempre imaginou?
Gabriel: Nossa, é muito gratificante olhar para isso e ver tudo se concretizando. Isso me dá uma alegria muito grande.

Serviço:
A InovaSol está localizada na Rua Joaquim da Silva Martha, 7-29.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8:30h às 11:30h e das 13h00 às 17:30h
Telefone para contato: (14) 98103-0609
Para saber mais, acesse: www.inovasol.eco.br e www.facebook.com/inovasol

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…