opera-curta-bauru2

A Secretaria de Educação e Cultura de Agudos,em parceria com o Circuito Cultural Paulista, participa da temporada 2016 de seu Programa de Circulação de Óperas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, com espetáculo “O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução”. A apresentação será no dia 1º de julho, com sessão gratuita, às 20h30, no Salão Nobre do Seminário Santo Antônio.

O objetivo é apresentar espetáculos na linguagem da ópera para pessoas que têm pouco ou nenhum acesso ao gênero. A interiorização do projeto permite o fomento, a formação e a difusão da cultura, ampliando o acesso a atividades artísticas de excelência.

Criada por Rosana Caramaschi e Cleber Papa, em parceria com Luís Gustavo Petri, a Companhia de Ópera Curta cria e apresenta espetáculos baseados em óperas famosas, cujo conteúdo é um texto teatral que aborda uma visão pouco convencional do libreto – texto dramatúrgico da ópera – baseado na história original. A série tem a história contada com uma narrativa inédita, mantendo a linha mestra da ópera original com as principais árias e duetos legendadas em português, cenários, figurinos e iluminação teatral.

“O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução” é baseada na ópera-bufa em dois atos do compositor italiano Gioacchino Rossini e na comédia Le Barbier de Séville, do dramaturgo francês Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais. A peça conta a história do Conde de Almaviva que se apaixona por Rosina

A peça conta a história do Conde de Almaviva que se apaixona por Rosina em Madri, onde a viu pela primeira vez no Passeio do Prado. Todas as tentativas de aproximação deram com os burros n’água, porque o tutor da jovem – o Doutor Bartolo – percebendo as manobras do Conde muda-se com ela para Sevilha onde a história se passa.

Segundo o diretor cênico Cleber Papa, “a ópera curta O Barbeiro de Sevilha tem o propósito de concentrar em 1 hora e 30 minutos uma sonora e longa risada rossiniana, oferecendo personagens recriados sob a ótica do humor multirreferenciado pelo cinema, televisão e pela própria ópera. A história é contada por todos os personagens sem pausas, no ritmo veloz imposto por Rossini. Teatro e música juntos explorando duas linguagens com um elenco exemplar, extraindo ação de todos os interpretes: cantores que cantam, falam e músicos que tocam, instigam e se expressam também participando da ação o tempo todo”.

Serviço
Local: Seminário Santo Antônio, Estrada de Piratininga, Km 4, S/N – Zona Rural, Agudos – SP.
Data: Sexta-feira, 1º de julho.
Horário: 20h30
Classificação indicativa: 10 anos
Os convites gratuitos devem ser retirados na Secretaria de Educação e Cultura, que fica na avenida Faustino Ribeiro, 231, no Centro.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (14) 3262-2717 ou 3262-1918.​

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…