aleitamento materno topo

Entre 2 e 10 de agosto, acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2016 no Senac Bauru. Neste ano, a discussão será em torno do tema “Amamentação: presente saudável, futuro sustentável”, reforçando os pilares da SMAM: Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.

Durante o período, a unidade realizará oficinas sobre aleitamento materno e alimentação saudável, com objetivo de capacitar multiplicadores e aconselhar gestantes e familiares. As atividades são organizadas em parceria com a Prefeitura Municipal e Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame).

A SMAM foi criada em 1948 – no Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana desde 1999 – e, desde então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

O documento foi nomeado “Declaração de Innocenti” e apresentou quatro objetivos operacionais: estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação; implementar os “10 passos para o sucesso da amamentação” em todas as maternidades; implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde; adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

As inscrições para a Semana Mundial do Aleitamento Materno que acontece no Senac Bauru são gratuitas e podem ser feitas no Portal Senac. Outras informações pelo telefone (14) 3321-3199.

Programação
Oficina: Capacitação de Multiplicadores de Aleitamento Materno
Data: 2/8/2016
Horário: terça-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Ministrada pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame) e por funcionários do Banco de Leite Humano de Bauru, tem como objetivo disseminar a importância do ato de amamentar com informações sobre o tema, instrumentalizando e capacitando agentes multiplicadores.

Oficina de abertura da Semana Mundial de Amamentação 2016: “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável”
Data: 3/8
Horário: quarta-feira, das 14 horas às 18 horas
Explorando a relação entre amamentação e sustentabilidade, a coordenadora do Banco de Leite Humano de Bauru, Maria Nereida Panichi, ministra essa oficina para educadores, lideranças comunitárias, alunos e profissionais da área de saúde e público interessado.

Oficina: Capacitação de Multiplicadores em Alimentação Complementar Saudável
Data: 4/8
Horário: quinta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Voltada a educadores, lideranças comunitárias, alunos e profissionais da área de saúde e público interessado que já possua noções básicas em aleitamento materno. Tem objetivo de formar multiplicadores para a disseminação da importância da alimentação complementar saudável e equilibrada após o período de amamentação exclusiva.

Oficina: Aconselhamento em Aleitamento em Aleitamento Materno
Data: 5/8
Horário: sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
É voltada para educadores, lideranças comunitárias, alunos e profissionais da área de saúde, e público interessado com noções básicas em aleitamento materno. O objetivo é apresentar a importância das técnicas de aconselhamento na prática do aleitamento materno.

Oficina para Gestantes e Famílias
Data: 10/8
Horário: quarta-feira, das 19 horas às 22 horas
Tem como objetivo preparar mulheres grávidas e seus familiares para os cuidados com o bebê e com a mãe.

Oficina: Manejo da Lactação
Data: 10/8
Horário: quarta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Existem variadas complicações no processo de amamentação – e diferentes técnicas para lidar com elas. Essa oficina, voltada para profissionais que atuam na assistência ao aleitamento materno, tem a finalidade de proporcionar o aprimoramento no manejo das principais dificuldades do aleitamento materno.
Pré-requisito: o participante deve possuir noções básicas em aleitamento materno.

II Encontro da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Bauru
Data: 11/8
Horário: quinta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
O encontro, voltado para profissionais da área da saúde, tem como objetivo promover a troca de experiências, discussões e reflexões entre os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família.
Atividade para profissionais da área de saúde.

Serviço
Local: Senac Bauru, Av. Nações Unidas, quadra 10
Data: Entre 2 e 10 de agosto.
Entrada gratuita.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…