Yael Karavan durante a peça
Yael Karavan durante a peça

Direto do Reino Unido, a atriz Yael Karavan, da cia Karavan Ensemble – (Inglaterra) é atração nesta terça-feira na programação do quinto Festival de Artes Cênicas de Bauru (Face). A peça “In- Between” terá apresentação às 20h, no Espaço Protótipo. A classificação é de 14 anos. Sempre após os espetáculos, o público tem acesso a um bate-papo sobre a peça e processo de criação, com a presença de mediador, atores e diretores.

Em “In- Between”, a atriz faz sua performance suspendida entre duas cadeiras, duas realidades, duas terras, dois amantes. O trágico e o cômico se dividem em cena e tornam-se um poema coreográfico sobre a dualidade interior e a solidão. Com elementos da dança, do teatro físico, do palhaço, da mímica, do butoh (dança japonesa), somente com duas cadeiras e um microfone, Yael cria um universo fantástico, que nos conduz a uma viagem através de nossos próprios conflitos emocionais.

Antes, no período da tarde, o público está convidado a participar gratuitamente da oficina “O ator Rapsodo”, com a Cia do Tijolo, das 14h às 17h, no Centro cultural Carlos Fernandes Paiva do Teatro Municipal. O público-alvo são alunos de teatro e música acima de 16 anos. São 20 vagas disponíveis.

A atividade pretende proporcionar uma vivência criativa a partir do diálogo entre temas do cotidiano dos participantes e materiais provenientes do repertório cultural brasileiro. Depoimentos pessoais se amalgamam a contos, canções, poemas. Vivências pessoais são recriadas a partir de estímulos estéticos.

Sobre Yael Karavan

Yael Karavan nasceu em Israel e é radicada no Reino Unido desde 1996. Atua no teatro desde os 13 anos. Já esteve no Brasil em viagens para estudos, para ministrar cursos e apresentações, assim como boa parte da Europa, EUA e Japão. Estudou com mestres do teatro, como o russo Anton Adassinski, Philippe Genty, Philippe Gaulier, Nigel Charnock, Ricardo Puccetti, Mônica Pagnieux, Sue Morrison e os japoneses Kazuo Ohno, Tadashi Endo, Carlotta Ikeda, Yumiko Yoshioka e Akiko Motofuji, entre outros.

Fazendo referência à sua origem, Yael busca desenvolver uma linguagem corporal contemporânea, com a mescla entre oriente e ocidente, dança e teatro. Tem como bases a poesia visual, elementos da dança butoh e mímica. Sempre em suas apresentações ela busca trabalhar questões que envolvem dualidades, como, por exemplo, o trágico e o cômico.

Já viajou o mundo todo com apresentações solo, sendo premiada no Brasil em 2006, com o prêmio Teatroneto. Yael também já integrou companhias espalhadas ao redor do mundo, como a companhia russa de teatro Derevo.

Serviço
Local: Espaço Protótipo, Rua Monsenhor Claro, 2-57
Horário: 20h
Classificação: 14 anos
Todas as atividades desta terça são gratuitas. O ingresso das peças deve ser retirado a partir de uma hora antes no local da apresentação. Inscrição para oficinas e consulta dos locais das atividades no site www.facebauru.art.br. Outras informações: (14) 3100-0900.
O 5º Face é uma apresentação da Caixa Federal, com realização do Grupo Protótipo Tópico, da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e da Sociedade Amigos da Cultura (SAC). Co-realizadores: Tusp/USP, PRCEU/USP e Sesc-SP.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …