vinicio-cardoso-topo

Quando se tem um sonho, é difícil largar tudo para o alto e deixar os planos para trás. Vinício Cardoso, morador de Piratininga, até tentou, mas sua paixão pela música venceu. Ele, que começou a cantar e tocar violão sozinho, por influência da família, chegou até a participar de um trio musical, gravar CD e fazer shows por aí. Mas, em meio às dificuldades, parar com os planos e seguir com um novo trabalho foi inevitável.

Mas, como ele mesmo disse, ‘quem canta nunca para’, Vinício resolveu voltar aos palcos no final do ano passado e se prepara para o lançamento do novo trabalho da carreira solo: um EP somente com músicas sertanejas e autorais.
O lançamento será no dia 2 de novembro, feriado, no Buteco do Rastro em Bauru. Para a nossa equipe, o cantor comentou sua trajetória, desafios na carreira e sonhos. Confira o bate-papo:

Como surgiu a música na sua vida?
Vinício: Eu venho de uma família de músicos e eu tive muita influência do meu irmão Maurício, que também canta. Ainda na infância, eu ficava observando ele, mas confesso que nem imaginava que iria seguir esta carreira um dia. Achava que era só ‘coisa de criança’, algo só por curiosidade. Mas, com o passar do tempo, como eu comecei a acompanhar ainda mais o trabalho do meu irmão, que era tecladista de uma dupla sertaneja, acabou sendo inevitável que eu também seguisse pelo mesmo caminho. Aí, comecei a estudar o violão sozinho e aprendi a tocar. Depois, meu irmão acabou formando uma dupla com o meu tio Léo e aí, logo depois, eu acabei me juntando a eles e formamos um trio, chamado ‘Grupo Evidências’.

Vocês ainda eram um trio sertanejo?
Vinício: Não, nesta época decidimos tocar todos os estilos musicais e tínhamos até músicas de axé e pop rock em nosso repertório. Costumávamos tocar em formaturas, jantares e festas, por isso, precisávamos de um repertório eclético. Isso foi entre 2004 e 2005. Chegamos até a gravar um CD ao vivo. Não sei por que encaramos esta loucura! (risos).

vinicio-cardoso-1

A gravação foi aqui em Bauru?
Vinício: Não, fizemos lá no parque Águas Quentes de Piratininga. Mas nesta gravação resolvemos gravar só as nossas composições do estilo sertanejo. Aí, a partir desta ocasião, só fizemos shows cantando sertanejo. Porém, acabou não dando certo porque não tínhamos tanta ajuda. Acredito que, se você não tiver outras pessoas te auxiliando, tiver contatos, neste meio ou em outros, não dá certo. Não basta só ter talento, tem que estar tudo alinhado, também com a sorte.

Aí vocês decidiram parar?
Vinício: Sim, depois de um tempo tocando, resolvemos parar com o projeto. Resolvi ficar um tempo parado, até fiz alguns shows sozinhos, mas não deu certo. Tudo sozinho é muito difícil. Em três pessoas já é difícil, imagina sozinho! Fiquei parado até o ano passado, quando eu decidi voltar mais forte do que nunca. Dessa vez, resolvi planejar tudo. Fiz o primeiro show sozinho em fevereiro e, de lá pra cá, não parei mais.

Você comentou que, desta vez, resolveu voltar com um planejamento. O que inclui neste planejamento?
Vinício: Além de cantor, eu sou compositor, e tenho muitas músicas já finalizadas. Então, desde que eu voltei, eu resolvi mostrar este lado. Outro projeto é tocar e divulgar o meu nome ainda mais. Também no início do projeto eu tinha a intenção de encontrar alguém para me ajudar (formar uma dupla) mas, por enquanto, já descartei esta possibilidade. Tudo foi um aprendizado para mim; todas as experiências passadas estão servindo agora. Hoje o plano é me tornar cada vez mais profissional.

vinicio-cardoso-2

Quais as suas maiores influências musicais?
Vinício: É difícil listar porque são muitas, mas acho que a principal é a dupla Chitãozinho e Xororó. A impressão que eu tenho é que, quanto mais o tempo passa, melhores eles ficam. Recentemente eu fui a um show que eles fizeram aqui em Bauru e foi incrível. Também cresci ouvindo Gian e Giovani, Zezé di Camargo e Luciano. As minhas maiores referências são os cantores mais antigos, porém, também incluo aspectos das duplas mais novas, como Jorge e Mateus, João Bosco e Vinicius e Fernando e Sorocaba. Acredito que, hoje em dia, seja difícil encontrar um cantor que tenha a referência só de um músico; acaba sendo uma mistura de todos, além de ter um estilo que é meu e não copiado. Tenho um estilo próprio. E isso fica claro em meus shows; é o show do Vinicio Cardoso.

Como são os seus shows?
Vinicio: Tento mesclar muito, com clássicos e músicas mais novas; sempre ao meu estilo. Sem contar que cada show é uma história diferente, com um público diferente.

Você irá lançar um novo trabalho este mês, certo?
Vinício: Sim, o show de lançamento será no feriado, dia 2 de novembro, no Buteco do Rastro, aqui em Bauru. Este EP é para divulgação do meu trabalho e realizado só com músicas autorais. No total, são cinco músicas, entre românticas e mais agitadas, para mostrar o meu estilo.

Você comentou que ficou muitos anos fora dos palcos. O que sentiu quando voltou?
Vinício: Amanda, confesso que eu estava suando frio! (risos). Eu tenho músicos que me acompanham e até comentei com eles ao final, de como foi especial esta experiência. Mas fiquei muito nervoso. É uma sensação boa, mas fiquei nervoso sim. Mas valeu a pena!

Você já pensou em desistir de novo?
Vinício: Com certeza! Não é fácil você fazer tudo sozinho. Já pensei sim…

E o que te dá força para continuar?
Vinício: O sentimento de que há possibilidade de dar certo, além do amor pela música.

O frio na barriga continua quando você sobe ao palco?
Vinício: Olha, não igual àquela vez… (risos). Mas no começo de cada show sempre dá um certo nervosismo. É sempre uma surpresa; você nunca sabe o que está por vir. Por isso, sempre tenho que fazer o meu melhor.

E você comentou muito sobre o planejamento da sua carreira, mas não disse nada sobre sonho. Qual o seu maior sonho?
Vinício: Olha… é até difícil porque eu fico muito emocionado ao falar disso… (pausa). Mas o que eu mais quero é realizar o sonho de viver com o meu trabalho, seja com as minhas músicas ou de outros cantores, mas viver disso. Quero voltar onde eu comecei… (pausa) e ver que eu consegui. Meus pais (e irmãos) sempre me apoiaram muito e gostaria muito de falar para eles…eu venci, obrigado por tudo.

O show de lançamento do novo trabalho do cantor Vinício Cardoso será no feriado, dia 2 de novembro, no Buteco do Rastro, as 20hrs.
Para mais informações acesse: www.facebook.com/viniciocardosocantor


publieditorial

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …