cinema-bauru

Dez escolas de Bauru receberão o Projeto Circulacine, aprovado no edital/2015 do Programa de Estímulo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto é uma iniciativa do Instituto Indisce e tem o objetivo de levar aos bairros da cidade, de novembro a fevereiro, workshops de cinema e exibições de filmes nacionais com entrada gratuita.

No último sábado as escolas E.E. Carolina Lopes de Almeida e E.E. João Pedro Fernandes foram as primeiras do calendário de atividades. As escolas foram definidas em uma parceria estabelecida com a Coordenação Regional de Bauru do Programa Escola da Família da Secretaria de Estado da Educação.

Todas as visitas do Circulacine serão às 10h. Primeiramente o público poderá participar de um workshop de Introdução à Linguagem Cinematográfica e depois assistir à exibição de produções nacionais. O workshop é voltado para maiores de 12 anos e vai conter uma breve história do cinema internacional e nacional, teoria básica da linguagem cinematográfica e realização de exercícios práticos com câmera (Minuto Lumière). Os vídeos, produzidos durante o workshop, integrarão a programação da exibição de curtas.

Segundo Francisco Viana, diretor do Instituto Indisce, “o projeto visa, além de propiciar o contato da população com o cinema, identificar e incentivar a criação de núcleos de audiovisual nos bairros da cidade”.

Com a tecnologia digital cada vez mais acessível e proporcionando exibições de excelente qualidade, a realização de projetos itinerantes de exibição mostra a possibilidade do retorno das salas de bairros e de ruas.

Dois curtas integrarão a programação:

“Chapa” participou da 26ª Mostra Internacional de Curtas de São Paulo no ano passado. A produção conta a história de Chapa e Feola, que ao serem injustamente demitidos da padaria onde trabalham há mais de 20 anos, decidem se vingar e assaltar o local. No entanto, a ação tem que se dar antes do início do primeiro jogo do Brasil na Copa. O filme foi dirigido por Fábio Montanari.

“Garoto Barba” é uma fábula sobre uma criança que, devido a uma rara doença, tem barba. Felipe gosta de ser como é, mas se sente deslocado porque as outras pessoas costumam olhar para ele de forma diferente. Quando seus pais resolvem submetê-lo a uma moderna cirurgia de remoção de pelos, será preciso que o garoto tome uma decisão drástica, o que mostrará a seus pais e à cidade inteira que às vezes vale a pena lutar pelo o que se realmente é. O roteiro e a direção é de Christopher Faust.

As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Bauru tem pontos de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

Os bauruenses que queiram enviar doações ao Rio Grande do Sul podem destinar água mineral …