evandro-souza-cinema-topo

Evandro Souza só se forma em Produção Audiovisual no ano que vem, mas seu currículo já é recheado de grandes conquistas na área cinematográfica. Com apenas 25 anos, o bauruense já fez três produções audiovisuais e com nove indicações à festivais de vários lugares do mundo. “Todos estes filmes foram frutos de trabalhos que precisei apresentar em matérias do curso. Fazer com que trabalhos curriculares não morram na sala de aula é uma possibilidade linda que esta área proporciona”, explica Souza.

Apesar de grande parte da produção audiovisual do Brasil estar concentrada nas capitais, o estudante mostra que é possível se destacar morando no interior, “Eu me vejo como alguém que sabe aproveitar as oportunidades. É fato que a visibilidade é restrita por aqui. Há dois anos eu jamais pensaria na possibilidade de exibir um trabalho do outro lado do mundo. Porém, agora eu vejo que existem iniciativas incríveis e motivadoras para produtores independentes. Então, dou minha cara à tapa”, comenta.

O documentário “Sobre os trilhos da história” foi selecionado para o 15º REcine – Festival de Cinema de Arquivo, e foi exibido no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Além disso, foi finalista no 10º Istanbul International Architecture and Urban Films Festival, na Turquia, e, para nossa surpresa, convidado para ser exibido novamente no evento Kısa Film Kolektifi, em Istambul, em fevereiro de 2017.

Ter uma produção reconhecida por tantos festivais diferentes chama a atenção para a força do interior e, além disso, traz reconhecimento para a história da cidade já que “Sobre os trilhos da história” é sobre a história da Estação Ferroviária de Bauru. O material mostra como ela trouxe progresso à cidade, o tempo em que ficou abandonada e como, atualmente, os artistas tentam transformar o local em um centro cultural, ressuscitando sua história.

Conseguir reconhecimento dentro de um cenário onde os sucessos de grandes bilheterias são filmes hollywoodianos requer muito esforço e trabalho. O estudante de cinema conta que é preciso ficar atento a todos os festivais que estão com inscrições abertas e começar a se inserir nesses lugares, pois a partir daí seu nome vai sendo lembrado e convites para premiações, mostras e outros festivais vão surgindo.

Evandro dirigiu outras duas produções, o curta-metragem “Móvito” que estreou no Festival Cine Tamoio, na UERJ, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro e o videoarte “Corpo Avulso”, selecionado para seis festivais, sendo semifinalista no Global Short Film Awards, em Nova Iorque. A próxima meta do jovem é se formar para então começar a trabalhar efetivamente na área e produzir mais e mais, claro!

Olha só a lista dos festivais que as produções do Evandro Souza participaram:

“Corpo Avulso”

– Global Short Film Awards – Semifinalista
Nova York City (NY) – Estados Unidos
– Festival MoveMundo de Videoarte
Betim (MG) – Brasil
– Machetanz Film Festival – Official Selection
Alaska (AK) – Estados Unidos
– Ekurhuleni International Film Festival – Official Selection
Ekurhuleni – Africa do Sul
– Ohrid International Film Festival – Official Selection
Ohrid – Macedônia
– 10ª Mostra Internacional de Videodança de São Carlos
São Carlos (UFSCar) – Brasil

“Sobre os trilhos da história”
– 15º REcine – Festival de Cinema de Arquivo
Rio de Janeiro – Brasil
– 10º Istanbul International Architecture and Urban Films Festival
Istambul – Turquia
– Kısa Film Kolektifi
Istambul – Turquia

“Móvito”

– Festival Cine Tamoio
São Gonçalo – Brasil

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …