ideias para usar o palete na decoração

Reaproveitar é um dos verbos do século e a prática chegou à decoração. O uso de paletes tem se popularizado quando o assunto é móveis decorativos para a casa. Além de serem encontrados por um preço baixo ou até de graça, eles podem ser utilizados de diferentes maneiras.

Para quem quer mudar os ares do ambiente, as caixas e estrados de madeira são uma aposta criativa e econômica. Além disso, qualquer pessoa pode colocar a mão na massa e fazer a própria decoração, personalizada.

Gosta da ideia, mas não sabe como começar? Conversamos com a arquiteta Thaynara Garcez para saber algumas dicas:

  • Como escolher o palete certo

Eles podem ser encontrados de duas formas – novos ou usados. Devido à demanda, algumas empresas comercializam paletes novos, como lojas de construção. Ma, há também os paletes usados para transportes de cargas. Estes são encontrados por um preço bem baixo e até de graça.

Segundo a arquiteta, ao escolher paletes usados deve se atentar a alguns detalhes. “Deve-se sempre levar em conta o estado da madeira, se está muito quebrada ou podre. E claro, o tipo de carga que foi transportada nele (evitando o uso de paletes de produtos tóxicos, ou com muito óleo). No caso de paletes reutilizados, é preciso dar um determinado tratamento a eles”, explica.

  • O que fazer

Desde cama até hortas. Os paletes podem substituir, praticamente, qualquer móvel da sua casa. Basta usar a criatividade! “A decoração feita em paletes é super versátil. Pode-se usá-los em sua cor natural, com uma camada de verniz ou pintá-lo com alguma tinta. Por permitirem esse acabamento, são relativamente fáceis de combinar com o restante dos itens dentro de um ambiente”, diz a arquiteta.
Além disso, eles podem ser usados na área interna ou externa da casa.

  • Por que usar?

Para Thaynara, a utilização de móveis em paletes é sempre vantajosa. Além disso, ela conta que a sustentabilidade ao utilizar um produto que seria descartado, é um dos maiores fatores benefícios.
“Podemos citar a facilidade de modulação e de criação. Ao trabalhar com o palete, o usuário usa o seu senso criativo e físico. A madeira, sendo um material atemporal proporciona facilidade de combinação com muitos materiais”, relata Thaynara.

Conheça algumas ideias de como usar os paletes para repaginar a casa:

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…