dicas de organização para bagunceiros

Um estudo realizado na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, (publicado no jornal O Globo) concluiu que um ambiente bagunçado – não se lê caótico ou inabitável – incentiva o pensamento criativo. Mas a conclusão não é uma desculpa para deixar seu escritório, sua casa e até o seu corpo desorganizado. Se por um lado, é bom para a criatividade, por outro, ele prejudica diversos aspectos da vida.

“Um ambiente caótico, especialmente devido ao acúmulo excessivo de objetos, prejudica outros aspectos da vida da pessoa, como sua sensação de bem-estar geral e vida social, segundo um estudo realizado na Universidade do Novo México. É importante que todos tenham um lugar acolhedor para se desestressar, descansar visualmente e, consequentemente, mental e emocionalmente. Portanto, ao se deparar com um ambiente organizado e arrumado essa sensação de bem-estar tende a ocorrer”, explica a psicóloga Jéssica Rossi Evangelista.

Para quem não é organizado, praticar o hábito da arrumação parece uma missão impossível. A verdade é que deixar tudo em ordem deve ser uma tarefa diária e gradual. Assim, evita que os desorganizados abandonem o serviço logo no começo e cria um costume ao longo do tempo.

Se você se encaixa no tipo de pessoas desorganizadas, mas quer mudar, confira as dicas que da psicóloga de Bauru.

1- Use uma agenda

Perder compromissos e esquecer quais tarefas tem a fazer é um dos problemas dos desorganizados. Usar uma ferramenta visual ajuda a organizar a rotina, além de otimizar o modo com que você executa as atividades. “O ideal é estabelecer a melhor maneira de executar as atividades da vida diária, otimizando, assim, o tempo e diminuindo a possibilidade de se perder diante do que há para ser feito”, diz Jéssica.

2- Estipule metas

Se você não é adepto da arrumação, tentar organizar uma casa inteira em um dia só provavelmente vai ser uma tarefa fadada ao insucesso. Fazer aos poucos pode ser muito mais vantajoso e eficiente. “Estipular metas pequenas e possíveis de serem cumpridas auxilia a organização e aumenta a probabilidade dos comportamentos positivos ocorrerem novamente”, explica.

3- Desapegue do desnecessário

Acumular costuma fazer parte do dia a dia dos desorganizados. A questão é que, quanto mais objetos e tarefas você juntar, maior serão as chances de aumentar a bagunça e não cumprir nenhuma atividade proposta. “Aprender a priorizar as atividades a serem executadas e a não aceitar responsabilidades que não sejam necessárias também são um diferencial para que seja possível se organizar de fato”.

– Faça o bem para você e para outra pessoa: que tal começar a organização pelo guarda-roupa? Separe tudo o que você não usa há algum tempo e doe! Aproveite as campanhas de doação de agasalhos.

4- Crie hábitos

Se você teve sucesso em uma tarefa, por que não continuar praticando-a? Caso você tenha conseguido executar a dica número dois e arrumado o seu quarto, por exemplo, mantenha-o arrumado. É muito mais fácil você tirar uma a roupa e colocá-la novamente no armário ou no cesto de roupa suja, do que deixá-la em cima da cadeira.

5- Mude

“É importante ressaltar que, ao invés de buscar motivação para ocorrer a mudança de comportamento, é necessário que haja primeiro esta mudança. A mesma irá gerar auto motivação para que o sujeito continue buscando comportamentos assertivos e funcionais no seu dia a dia. Esperar que a motivação surja para depois mudar seus hábitos é o mesmo que esperar que o seu reflexo no espelho sorria, para que depois você possa sorrir de volta”.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…