O posto do Centro de Valorização da Vida de nossa cidade, o CVV Bauru, completou 36 anos, neste mês de janeiro. São, em média, 1.300 atendimentos por mês e o número está em crescimento.

Com um acordo realizado pelo Ministério da Saúde, o número do CVV passou a ter três dígitos. Agora, a  ligação é gratuita. Os interessados podem ligar de telefones residenciais, celulares ou até de orelhões.

Apesar de estar há quase quatro décadas na cidade, o posto do CVV Bauru continua firme, atuante e a cada dia mais próximo à comunidade bauruense.

O local oferece apoio emocional de maneira amorosa, humanitária e sem críticas. Além disso, as ligações são, acima de tudo, com sigilo absoluto.

CVV Bauru e Brasil

O CVV é uma instituição sem fins lucrativos e reconhecida, desde 1973, como de Utilidade Pública Federal. Em todo o Brasil, são realizadoss cerca de um milhão de atendimentos por ano.  A colaboração é de 2.000 mil voluntários.

“O trabalho é árduo, mas os voluntários estão a postos, das 7h às 23h, sem interrupções”, afirma José Carlos do Santos, porta-voz do CVV Bauru.

“Eles estão disponíveis para oferecer apoio emocional àquelas pessoas que se sentem tristes, solitárias, angustiadas, depressivas e até com ideias suicidas”, conclui.

Qualquer pessoa pode ligar e desabafar sobre os problemas que os mais aflige.

Voluntariado no CVV

Em fevereiro, haverá um curso para voluntários na unidade bauruense. Por isso, nós conversamos com uma pessoa que é voluntária e deu o seu depoimento sobre a experiência. Seguindo os preceitos do CVV, seu nome não será divulgado.

“Estou no CVV há dois anos e seis meses. Decidi ser voluntária após receber a visita de representantes do CVV em um curso que eu frequentava, no qual fizeram o convite para participarmos de um curso para ser voluntária. Até então, pouco conhecia sobre o CVV. Após o primeiro dia do curso, fiquei apaixonada pela proposta e decidi seguir em frente e me tornar voluntária. Existe toda uma preparação, estudo e filosofia para nos tornarmos voluntários. É preciso muita disposição e estudo para realmente sermos capazes de filtrar nossos sentimentos durante um atendimento e não deixar que isso nos afete pessoalmente. A sensação é maravilhosa. Sentir-se útil para alguém é sempre muito bom. Quando conseguimos finalizar uma ligação ouvindo da pessoa que nos ligou que ela está melhor, o sentimento de gratidão nos invade. Por isso, eu super indico, quem quiser conhecer o trabalho do CVV pode inclusive se inscrever para participar do novo PSV que é o curso para formação de voluntários. Podem mandar e-mail para: [email protected] com o assunto ‘quero ser voluntário’. No email, é preciso colocar os dados, como nome completo e telefone, que alguém do posto entrará em contato para fazer a inscrição no curso.”

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