A Mocidade Unida de Vila Falcão é uma das escolas de samba que irá desfilar neste Carnaval em Bauru. Vestindo as cores branco, amarelo e vermelho, em média, 550 pessoas irão passar pelo Sambódromo representando a Mocidade no próximo dia 12. A preparação para o grande dia já está na reta final e o tema da escola para 2018 é “Ten riquezas na terra das cerejeiras“.

Entre os carnavalescos da Mocidade estão José Ricardo Carrijo, Dora Girele, Carlos Grandini, José Carlos dos Santos e Breno Mendes do Amaral. Já o samba-enredo, escrito por Celso Chermont, Léo do Rasi e Guto do Banjo, canta os elementos da cultura japonesa presentes na nossa cidade.

Segundo Jair Fontão Odria, presidente da escola de samba, o enredo é uma homenagem à cidade de Tenri. “Essa cidade tem um entrelaçamento com Bauru, elas são como irmãs há, aproximadamente, 50 anos.”, explica.

Bauru se tornou co-irmã da cidade de Tenri-shi, na Província de Nara, no Japão, em abril de 1970.  As chamadas cidades co-irmãs são uma relação de irmandade entre as províncias do Japão e os estados do Brasil. Esse acordo começou após o fim da Segunda Guerra Mundial com o objetivo de, primeiramente, promover a amizade entre os dois países. Com o tempo, o acordo se desenvolveu e, hoje, há um incentivo cultural e de turismo entre Brasil e Japão.

Mocidade Unida da Vila Falcão

Fundada em 13 de março de 2014, a escola de samba surgiu a partir de uma outra escola bauruense. Tudo começou quando a Mocidade Independente da Vila Falcão parou de sair no Carnaval. “Todas as pessoas que saíam no desfile da Mocidade queriam que a Vila Falcão voltasse a ter sua escola”, relata Jair. A partir desse momento, um grupo de pessoas que faziam parte do barracão e da diretoria da antiga Mocidade fizeram uma reunião e fundaram a Mocidade Unida.

Apesar da pouca idade, a escola é bicampeã no Carnaval bauruense e, para esse ano, a expectativa não é diferente. “Esperamos fazer um bom carnaval e como as outras escolas disputar o título”, diz o presidente da Mocidade, Jair Odria.

 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Shopping de Bauru recebe ‘Encontro de Carros Antigos’ neste domingo (19)

Neste domingo (19), o estacionamento externo do Bauru Shopping vai se transformar em um ve…