O cérebro é quem comanda o corpo todo e tudo o que se passa por lá tem consequências em outros órgãos. Doenças como a ansiedade e o estresse, que começam na cabeça, desencadeiam sintomas no corpo todo. Sendo assim, estar com a mente saudável é imprescindível para o corpo humano de modo geral. Por isso, mais importante do que exercitar os músculos é exercitar a cabeça.

Alguns bauruenses já adotaram exercícios mentais que, além de trazer o bem-estar, são uma filosofia de vida e desenvolvem um olhar mais positivo sobre o mundo. Entre eles estão o Yoga, o Reiki e o ThetaHealing. Os nomes podem soar estranhos, mas calma – inclusive, calma é fundamental quando se trata do assunto – já vamos explicar cada um deles.

Explicando os exercícios mentais

O Yoga se difere do Reiki que, por sua vez, não é igual ao ThetaHealing. Mesmo assim, os três têm o mesmo objetivo: melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do pensamento. Para saber como funciona cada um desses exercícios conversamos com bauruenses que entendem do assunto.

Yoga

Esse método combina diversas técnicas com exercícios do corpo, como as posturas, e com os exercícios mentais, como a meditação. Dessa forma, o Yoga leva o praticante ao autoconhecimento e a compreender que a felicidade está em si mesmo. Fernanda Vasconcelos Parreira é instrutora de Yoga em Bauru e explica mais sobre a prática.

“A prática prepara a mente e o corpo para o autoconhecimento e envolve posturas físicas, que aumentam a flexibilidade, relaxam, fortalecem os músculos e aumentam a percepção do próprio corpo. As técnicas respiratórias aumentam a capacidade pulmonar e a consciência sobre o ato de respirar, permitindo acessar estados mentais e emocionais mais tranquilos. As técnicas de relaxamento restauram o ser como um todo (corpo, mente, emoções), auxiliando na baixa de adrenalina e aumentando hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. A meditação é capaz de reduzir a agitação mental, aumentar a capacidade de concentração e a observação do que são os pensamentos e de onde eles surgem. Além disso, o estudo do Yoga sobre si mesmo, permite reflexões sobre a vida e as relações humanas, o que altera a mente e padrões de comportamento e atitudes indesejados”.

Os benefícios que esse tipo de exercício geram são inúmeros, já que o Yoga lida com a parte emocional. “O Yoga desenvolve o ser integralmente. Com o aumento da percepção da consciência, é possível escolher os melhores caminhos. Além de seguir com escolhas mais conscientes, ações corretas, amorosas, com retidão e mais disciplina e ética perante a si mesmo e com o mundo ao redor”, diz a instrutora.

Reiki

Transmitido por meio da imposição de mãos, o Reiki é baseado na teoria de que existe uma “energia vital” que flui através de cada pessoa. Além disso, a sua prática leva à harmonização e à reposição energética que mantém e recupera a saúde do corpo. Seguindo cinco princípios básicos, o Reiki faz um trabalho mental de foco no agora.

[os princípios] Devem ser interpretados como um convite à reflexão de nossos próprios atos e de nossa própria conduta no cotidiano. Além de algo que nos leva a uma evolução pessoal e também coletiva”, explica Rodrigo Carvalho, participante da Aliança Reiki em Bauru.

Ludmilla Mattos, também reikiana, completa: “para conseguirmos focar no hoje, sem o peso do ontem e a expectativa do amanhã, temos que fazer um trabalho mental. Vivemos prestando atenção nos nossos hábitos, pensamentos, palavras e ações”.

Dessa forma, o Reiki é um exercício diário de pensamentos positivos que geram coisas positivas. Segundo Rodrigo, os males são atraídos por pensamentos, portanto, uma questão de escolha. “Nossa mente controla nosso corpo e precisamos monitorar se nossos pensamentos estão direcionados para coisas positivas. A negatividade atrai coisas ruins. É uma questão de escolha. Mesmo diante dos desafios que a vida nos apresenta, precisamos buscar a paz interior para nos equilibrarmos e voltarmos nossas frequências e vibrações para o que é positivo”.

ThetaHealing

Outro exercício que segue a teoria sobre as energias é o ThetaHealing. Por meio das frequências cerebrais, que identificam e substituem crenças que impedem uma vida plena, há a cura energética. Segundo a instrutora Ana Paula Oliveira, o acesso às programações se dá por meio da meditação.

“Nossa realidade é gerada através de nossos pensamentos. A maneira que pensamos tem haver com a forma na qual fomos criados, fatos ocorridos durante a nossa vida, que herdamos e o coletivo em que somos inseridos (classe social, país de origem, raça e demais grupos que pertencemos). Tudo isso se transforma em formas-pensamentos. O ThetaHealing atua na identificação de padrões nocivos, substituindo-os por conceitos mais elevados, gerando bem-estar. Nosso bem-estar está ligado à forma como eu me vejo, como eu me relaciono com meu entorno e com o mundo”, explica.

Assim, a prática do ThetaHealing traz a saúde como principal benefício, tanto física, quanto a emocional e espiritual. “Nossos pensamentos criam nossa realidade. Quando curamos nossa forma de pensar, curamos nosso corpo, mente e espírito”, diz Ana Paula.

Exercitando a mente em Bauru

A Fernanda Vasconcelos Parreira é instrutora de Yoga e está disponível pelo telefone (14) 98143-4456 para outras informações e aulas.

O grupo Aliança Reiki  é um trabalho voluntário e os encontros são realizados no último domingo de todo mês, no Bosque da Comunidade. Outras informações pelos telefones: 99714-1606 (Rodrigo) / 99762-1121 (Ludmilla).

Você pode saber mais sobre o ThetaHealing com a instrutora Ana Paula Oliveira.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…