Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e nada mais justo do que fazer uma homenagem a elas. Pensando em uma forma de voltar os olhares na luta por uma sociedade mais justa e igualitária para todas, o Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” preparou um evento especial.

Nesta quinta-feira, dia 08 de março, vai rolar um Cine Debate na Unesp de Bauru. Às 17h, no anfiteatro da Pós-Graduação, terá uma sessão do filme “Estrelas além do tempo”. Logo depois, haverá um debate sobre o filme e sobre as mulheres na ciência. Para fechar a noite, a organização do evento irá disponibilizar equipamentos para a observação do céu noturno e reconhecimento de constelações a olho nu. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Conheça o projeto que apresenta Astronomia de graça para os bauruenses

Segundo informações da assessoria do Observatório: “o Dia Internacional da Mulher foi instituído pela ONU em 1977, mas tem sua origem no início do século XX. Diversas lutas e reivindicações foram travadas com o objetivo de se conquistar direitos para a população feminina. Por isso, o evento tem como objetivo relembrar e homenagear as mulheres e todo seu histórico secular de conquistas”.

Estrelas Além do Tempo

O filme se passa no ano de 1961, em tempos de Guerra Fria. Os Estados Unidos e a União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda questão racial entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar à parte. Lá, estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

Serviço
Cine Debate com o filme “Estrelas Além do Tempo” – 08/03, às 17h
Local: Anfiteatro da Pós-Graduação na Unesp Bauru (Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01)
Outras informações: (14) 3103-6030 (ramal 151)
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Sesi de Bauru promove exibição do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”

Quem ainda não viu o filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam” terá a oportun…