A música de Bauru tem ganhado destaque tanto nacionalmente quanto internacionalmente, prova disso é a banda Autoboneco, daqui de Bauru, que tem mais de 25 anos de história e de influências folk e post-punk clássico.

A banda surgiu como uma idealização “adolescente” em março de 1993, contudo, foi apenas em 95 quando a banda começou a se apresentar ao vivo. O nome original da banda é uma mistura de palavra, desenho e símbolo, tendo como significado o encontro de cada indivíduo do seu “auto” com seu próprio “boneco”.

Hoje com os integrantes Aran Carriel, na voz e programações, e Paulo Ueno, na guitarra, a Autoboneco sempre foi um projeto híbrido, e a formação muda em discos e shows.

O estilo da Autoboneco

O estilo da banda segue por uma pegada experimental de garagem e naif folk, com referências na improvisação, no pós-punk e no eletrônico. Seguindo o conceito underground, a Autoboneco se autofirma em um estilo de “faça-você-mesmo” com uma produção audiovisual.

“Temos ideias queimando o tempo todo e nenhuma ideologia central. Desde o começo, participamos na maioria dos eventos independentes e DIY (faça você mesmo), dialogando com outros grupos de resistência e compartilhando meios e locais”, explica o vocalista Aran.

No total, a Autoboneco já possui cerca de 25 discos lançados, além de singles e splits (participação com outros artistas). Todas as músicas estão disponíveis em CDs, fitas ou vinis, além da plataforma online.

“Todo nosso material (discos, tapes, zines, vídeos etc) tem tiragens pequenas e artesanais; lançamos eventuais splits com outras bandas e indivíduos sem bandeiras ou restrições declaradas. A autonomia sem preconceitos é um bem comum”, completa o cantor.

De Bauru para o mundo!

Com 25 anos levando música boa para Bauru e todo o país, a Autoboneco agora embarca em uma turnê internacional pela primeira vez na história da carreira dos músicos.

A tour europeia recebe o nome de INVERTOUR e começa na Alemanha no dia 16 de agosto, passando por República Tcheca, Holanda, Luxemburgo e termina na Bélgica, no dia 2 de setembro, sendo um total de 11 shows.

A Autoboneco possui fãs por todo o lugar do mundo, e muito disso é graças à internet, segundo Aron.

“Na internet não há limites para o underground experimental, onde temos uma resposta boa individual e pessoal, e não quantitativa. Assim, quem nos agendou algumas datas eventualmente já acompanhava a banda de longe”, conta o vocalista.

Graças à velocidade das redes atualmente, a banda Autoboneco alcançou mais essa conquista e as expectativas para os shows que estão por vir são os melhores.

“Há anos pensava sobre ir à Europa pelos contatos e diversidade expandidos. A sensação e a expectativa são muito boas, principalmente para continuar a compartilhar a experiência ao vivo. Não há grandes planos para o futuro além de continuar a produzir sempre: toda ação continua e acontece agora!”, finaliza Aron.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Tarsila Prado destaca borboletas de todas as cores na exposição ‘Divina Transformação’

Símbolo de beleza e mudança, borboletas de várias cores e tamanhos podem ser apreciadas de…