Já pensou nas histórias que um carro pode contar? Viagens, aventuras, descobertas e uma infinidade de paisagens!

Um Ford T de 1918 chega ao Museu Mário Fava, em Bariri, para contar a história de três brasileiros que percorreram mais de 27 mil quilômetros ao longo dos anos 20 e 30. O objetivo? Mapear a estrada Pan-americana!

Pé na estrada!

Quem conhece a história de Bariri, cidade a 60 quilômetros de Bauru, já ouviu falar em Mário Fava, apelidado de “intrépido mecânico”. Não o conhece? Então calma lá que a gente te conta!

Aos 21 anos, o mecânico Mário Gava aceitou o convite de outros dois brasileiros, Francisco Lopes da Cruz e Leônidas Borges, para embarcar na maior aventura automobilística que se tem notícia.

A ideia era mapear todos os 27.631 quilômetros da estrada Pan-americana, que interliga as Américas, passando por 15 países. Esses três aventureiros percorreram todo esse caminho entre os anos de 1928 e 1938.

ford t bariri Museu
Foto: Reprodução

A viagem teve início em 1928, no Rio de Janeiro, e durou dez anos. Além do Ford T, batizado com o nome de “Brasil”, os três levaram uma caminhonete Ford, ano 1925, que ganhou o nome de “São Paulo”.

Depois de abrir caminhos entre campos, florestas, montanhas, pântanos e rios, os desbravadores encerraram a jornada sendo recebidos na Casa Branca, pelo Presidente Franklin Delano Roosevelt e o empresário Henry Ford.

Hoje, esse aventureiro do centro-oeste paulista ganhou um museu em sua homenagem, que revive a história dessa aventura sobre quatro rodas!

Museu a toda velocidade!

Aberto desde 21 de julho, o Museu Mário Fava guarda fotos, documentos, registro, jornais da época e mapas do trajeto de mapeamento, tudo para preservar a memória da aventura protagonizada pelo mecânico de Bariri e outros brasileiros.

Além disso, o carro centenário foi todo restaurado para ficar em exposição!

“O objetivo do museu é reunir essa história de pioneirismo e mostrar ao visitante parte dos desafios enfrentados pelo trio há mais de 80 anos”, conta o curador e um dos fundadores do museu, José Augusto Barboza Cava.

ford t bariri museu
Os três brasileiros que embarcaram na aventura sobre quatro rodas!

A aventura dos três brasileiros ainda coincidiu com a popularização do automóvel no país e, consequentemente, a necessidade de abrir novas estradas e mapear outras existentes.

De acordo com o curador, a viagem para desbravar a Pan-americana foi organizada por Leônidas Borges de Oliveira, que recebeu do então presidente Washington Luís um documento que dava fé e apoio do governo brasileiro à empreitada. “Esse registro também contribuiu para que os viajantes pudessem angariar apoio no custeio da viagem nos países por onde passavam, conforme a viagem fosse avançando”, explica o curador.

O carro que marcou história

O Ford T (fabricado em 1918 e montado em 1919 e um dos veículos utilizados na viagem) já estava com dez anos de uso na época e foi doado pelo jornal carioca O Globo.

O carro chamou a atenção das pessoas quando a aventura de Mário Fava chegou ao fim, afinal, mesmo depois de 15 países e dez anos de estrada, os carros da caravana se mantiveram intactos mesmo com tantas intempéries pelo caminho.

Empolgado com o feito dos brasileiros, Henry Ford, fundador da montadora que tem seu sobrenome, tentou pessoalmente comprar os veículos assim que constatou a sua originalidade.

“Ele ofereceu um bom dinheiro para garantir a permanência dos carros nos Estados Unidos. Certamente, a ideia era utilizá-los como símbolo da qualidade e da tenacidade na marca”, conta Cava.

A oferta foi recusada pelo trio. Eles consideraram que os veículos pertenciam aos brasileiros e deveriam retornar ao Brasil. Ao voltar ao país, os aventureiros foram recebidos pelo então presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

O Ford T foi doado ao Museu do Ipiranga após a viagem e, depois, foi entregue ao Museu do Gaetano Ferolla, que conta a história do transporte público da Capital do Estado.

Desde 2009, Bariri tentava reaver o veículo e só em janeiro deste ano o Ford T chegou ao município. Para ser instalado dentro do museu, o carro precisou ser desmontado e montado em definitivo no salão principal. O outro veículo da expedição se perdeu no tempo, depois de ser abandonado em um terreno baldio nas proximidades do Museu do Ipiranga.

Para conhecer a história

O prédio do museu Mário Fava de Bariri é um patrimônio histórico e a construção tem mais de 90 anos, feita por italianos que moravam em Bariri com o objetivo de realizar festas e acolher imigrantes.

Com a instalação do museu, todas as dependências foram restauradas, preservando a arquitetura original. O Museu Mário Fava tem cinco fundadores, Aziz Chidid Neto, Ari Francisco Fiadi, ngelo Roberto Falseti, Osni Ferrari e o curador José Augusto Barboza Cava.

Para poder prestigiar essa parte da história do país, o museu se encontra na Rua Tiradentes, nº 410, em Bariri. As visitas podem ser realizadas de terça a domingo, das 10h às 19h.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …