O Netflix é o campeão quando o assunto é fazer propagandas explorando as personalidades brasileiras. Principalmente as personalidades que viram memes na internet. Já participaram o cantor Fábio Jr., a apresentadora Solange Frazão, o apresentador João Cléber, a cantora Inês Brasil e até a rainha dos baixinhos, a Xuxa!

Mas, por trás dessas propagandas geniosas, sempre há um publicitário pra lá de criativo. E caso você não saiba, um bauruense está por trás dessas propagandas.

Felipe Simi é publicitário e fundador da empresa SOKO, em São Paulo. A agência foi responsável pela criação da propaganda de Stranger Things, série da Netflix. No vídeo, a apresentadora Xuxa retorna aos anos 80 em seu programa infantil e lê uma carta de um dos personagens da série. A propaganda, além de ser muito engraçada, traz muitas referências da cultura brasileira da época.

O comercial teve tanta repercussão que Felipe Simi ganhou o prêmio Leão de Bronze, do Festival de Cannes, na categoria entretenimento.

Agora, Cannes e Felipe se reencontram. Dessa vez, o bauruense foi convidado para ser jurado da premiação!

O Cannes da publicidade

Famoso em todo o mundo, o Festival de Cannes, na França, se tornou um evento famoso por premiar grandes nomes do cinema. Além dessa premiação que você está pensando, saiba que existem diversos festivais de Cannes. Para abranger outras categorias, o festival expandiu e criou o “Festival de Publicidade de Cannes”, hoje um dos principais prêmios de publicidade mundial.

Desde o começo do festival, em 1953, nenhum brasileiro havia sido convidado para ser jurado no Festival de Publicidade de Cannes. Agora, o bauruense Felipe julgará a categoria “Creative Data”, criada há três anos.

O caminho dentro da publicidade

O baruense Felipe Simi já passou pela escola Cisne Real e pelo antigo colégio Atheneu. Saindo de Bauru, graduou-se em publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. Ele também é fundador da agência Soko, sediada na capital do Estado.

Antes o prêmio recebido em Cannes pela propaganda da Netflix, agora, o convite para ser jurado do festival. Diante das conquistas, Felipe conta um pouco sobre a sensação de participar do evento.

Social Bauru: A sua história com Cannes não é de hoje, né? Como foi receber a notícia que estaria no júri do Cannes Lions?

Felipe Simi: Eu fiquei muito feliz, mas confesso que também um tanto surpreso (risos). Mesmo tendo visitado o festival e sido premiado no passado, ser jurado parecia uma realidade um pouco mais distante ainda.

S.B.: Qual a importância de ser jurado em um evento como esse?

F.S.: A nomeação do júri sempre vem acompanhada de figuras importantes e conhecidas do mercado da comunicação, então estar entre elas nesse ano me deixa muito honrado. É uma conquista importante para mim e para a Soko, agência que fundei três anos atrás.

S.B.: Como bauruense, imaginou que um dia chegaria nesse lugar? Na sua opinião, existe um segredo para o sucesso?

F.S.: Eu tinha uma ideia de onde queria chegar, mas nunca acreditei em meritocracia da maneira como normalmente ela é retratada. Sempre fui bastante determinado a correr atrás do que eu sonhava e agarrei as oportunidades que outras pessoas me proporcionaram, sem passar por cima dos meus valores e ética. Mas também reconheço os privilégios que me permitiram chegar nesse lugar. Aceitar essa condição é fundamental, até para continuar a corrente, acolhendo e abrindo portas para pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que eu. O segredo do sucesso, para mim, é entender isso.

O Festival de Publicidade de Cannes acontece de 17 a 21 de junho, na Riviera Francesa.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Üne completa cinco anos em Bauru com balada, bar, delivery e organização de eventos

Atualmente, há três tipos de Üne: o bar, o delivery e o balada. Cada um com a sua proposta…